“Galinhada para mim é muito familiar. Minhas tias em Minas Gerais faziam para vinte, trinta, quarenta pessoas. Era uma xicrinha de café de arroz por pessoa e uma galinha do quintal para cada seis. Cresci comendo isso”, contou o empresário Milton Freitas, às vésperas de sediar mais uma noite de galinhadas no Love Story – A Casa de Todas as Casas, danceteria histórica no Centro de São Paulo, prestes a completar 25 anos de existência.

A primeira edição da festa com o prato mais popular do chef Alex Atala no clube aconteceu na madrugada do dia 5 para 6 de dezembro passado: era a saideira do ano do restaurante Dalva e Dito. Atala transferiu seu famoso quitute para a casa noturna e convidou o grupo Samba de Rainha para acompanhá-lo. No Carnaval, foi a vez de Janaína Rueda, do Bar do Dona Onça, revezar a sua versão do prato com o premiado colega. E, no último dia 28, foi a vez dos 5 Anos de Galinhada – Rock’n Love,

Mas não, o assunto não é um mero ensopado de galinha. E, antes que alguém queira fazer piadinha de mau gosto com certas frequentadoras do local, um aviso: “O Love não é e nunca foi um inferninho”, declara, em tom ferino, Milton.

Story de amor

Para começo de conversa, esqueça os estereótipos. Não é de hoje que o Love recebe famosos, de Mike Tyson a Fafá de Belém, passando por Ronaldo Fenômeno, Luana Piovani e Donata Meirelles. Gente que interage, “de boa”, com garotas e garotos de programa, playboys e hipsters, travestis e drag queens, além de muitos funcionários de restaurante.

Esta última fatia do público é, ao mesmo tempo, chave para a nova fase e para a abertura do espaço. João Freitas, pai do atual administrador da boate, Milton – e de outros vinte e dois filhos “até o momento” flanou por diversos estabelecimentos da Boca do Luxo até inaugurar o seu, em 1991. “A Love Story nasceu para ser democrática, para receber os amantes e os trabalhadores da noite, como garçons, maîtres, sommeliers e chefs de cozinha”, diz.

“Quem trabalha em restaurante fica até tarde, e também precisa de uma happy hour pós-expediente. A diferença é que essa happy hour é de madrugada”, explica Milton. Ex-executivo de uma empresa de telefonia, Milton é sócio há cinco anos do Antonietta Empório Restaurante, em Higienópolis, e quer mais: “A cozinha sempre foi meu sonho, mas o dia a dia no restaurante é uma loucura. No Love vejo a chance de fazer algo mais divertido”.

A gente não quer só comida 

Falando em diversão, além das noites de galinhada, o clube sediou a festa Porco Love Japan, no último aniversário de São Paulo. “Convivo com o Love há 24 anos e tenho muito carinho pelo seu João Freitas”, conta a chef Janaína Rueda, apelidada de “madrinha” da balada. “Qualquer iniciativa de juntar comida e entretenimento, sendo genuína, é válida. O Jefferson [Rueda, seu marido] homenageou a imigração japonesa com um menu 100% japonês na Casa do Porco e com o lámen na madrugada, uma parceria especial com a casa.”

“Está acontecendo a revitalização de uma parte da cidade. Levar a Galinhada para lá é um sinal de respeito, de admiração e de entusiasmo por essa recuperação do Centro e pela nova fase do Love Story”, acredita Alex Atala. “O Love Story é um cartão-postal de São Paulo. Com os anos, foi mudando a sua personalidade, a sua cara, o seu público. Não dá para dissociar este momento dele de dois outros lugares, o Bar da Dona Onça e a Casa do Porco”, complementa.
Menu variado
O cardápio notívago terá mais novidades após as galinhadas. Ogro Jimmy, o cozinheiro grandalhão do programa “Mais Você” (TV Globo), por exemplo, assumirá no final de março o comando do som na noite Rock Story e ainda servirá almoço em abril. Na sequência, Rodolfo de Santis, à frente do badalado italiano Nino, também deve entrar na brincadeira, assim como Priscila Deus, do Pobre Juan: “Vou fazer a Puchero’s Night, inspirada no ensopado argentino de grão-de-bico, mas com carne de cordeiro e não de porco”, revela a chef.
Depois será a vez do frequentador assíduo e jurado do “MasterChef” Erick Jacquin. “Não marquei data porque estou gravando, mas eu vou fazer alguma coisa lá”, adianta o cozinheiro francês. Ainda há uma previsão não confirmada de que, no mês de maio, o Eataly deve comemorar seu primeiro aniversário por lá. E as ideias não param de borbulhar por aquela região da República.
“Hoje não temos comida, só umas porções de azeitona, queijo, salame, mas temos uma pequena cozinha equipada e vou tirá-la do ócio”, revela Milton. Apesar da brigada de peso que começa a convocar, ele não tem a pretensão de “gourmetizar”. Na verdade, a intenção é voltar à essência: “Desde sempre recebemos staff de restaurantes. Nada mais natural que colocar o Love no mapa da gastronomia”, finaliza.

Fonte: Uol

Imagens: Divulgação Facebook Love StoryGourmet Love Story