Será lançado nesta terça-feira terça-feira (7), às 19h, o Polo Gastronômico Caledônia, em Nova Friburgo, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O evento acontece no Caledônia Montanha Clube e irá reunir empresários do segmento. Eles se apresentarão aos donos de hotéis, restaurantes e a veículos de imprensa para contar como criaram esse núcleo, que pretende fortalecer a gastronomia local.

Segundo informações do Convention Bureau, este é o segundo polo oficial do município. O primeiro inclui os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Ainda de acordo com a instituição, os polos gastronômicos do Centro e Cônego estão em fase de implantação.

O polo Caledônia abrange restaurantes, bares, padarias, pizzarias e choperias de Cascatinha, Olaria e Cônego. A localização é estratégica, já que esses bairros ficam a caminho do ponto mais alto da cidade: o Pico da Caledônia, com 2.257 metros de altitude. O objetivo dos empresários é atrair mais estabelecimentos e, juntos, criarem um calendário anual de eventos gastronômicos.

“Queremos ter de três a quatro eventos por ano para alavancar o turismo, não só na localidade, mas em Nova Friburgo como um todo”, espera Renato Polo, do Galpão Gourmet.

Para formar o grupo, os empresários contaram com o apoio do projeto “Sebrae na Mesa”, cujo foco é trabalhar com grupos pequenos e capacitá-los para se tornarem referências, como já é feito em Nova Friburgo com o Polo Gastronômico de Lumiar e São Pedro da Serra. Eles participaram de diversas reuniões e oficinas de direcionamento estratégico como parte desse processo de criação do núcleo.

Nesses encontros, os empresários puderam entender, por exemplo, as vantagens de se ligar a um polo. São facilidades envolvendo compras conjuntas, mais visibilidade, atração de público diferenciado, cursos de capacitação coletiva para aprimorar os serviços, apoio mútuo em casos de urgência, troca mais intensa de experiências para solução de problemas, mais articulação com o poder o público e os fornecedores.

Além do Sebrae, o grupo tem apoio da prefeitura, da Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).

Fonte: G1

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry