As mudanças no estilo de vida, visando uma vida mais saudável, levam muitas pessoas a adquirir novos padrões alimentares. O vegetarianismo é um dos mais conhecidos. Porém, o que poucos sabem é que seus adeptos se dividem em diversos grupos: os estritos que excluem todos os produtos animais de suas refeições; os ovolactovegetarianos cortam somente as carnes; e os lactovegetarianos que eliminam carnes e ovos da dieta.

“É possível manter uma dieta equilibrada, mesmo fugindo das carnes”, afirma a nutricionista Viviane Borges. Mas ela alerta que os vegetarianos estritos são mais vulneráveis a apresentar deficiência de ferro e vitaminas, tais como a B12. Para repor as fontes de proteínas é aconselhável a ingestão das leguminosas: soja, feijão, lentilha e grão-de-bico; e de oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.

No caso de mulheres grávidas, os suplementos vitamínicos podem suprir o aumento da necessidade de ferro, ácido fólico, vitaminas e minerais. O mesmo ocorre durante a amamentação, período em que a necessidade energética diária sofre acréscimo de mais ou menos 200 calorias.

Crianças

“Para crianças, é necessária uma dieta vegetariana equilibrada que permita o crescimento e desenvolvimento adequado. As maiores preocupações incidem sobre as vitaminas, Vit B12 em especial, minerais, principalmente cálcio na vegetariana estrita, e sobre a adequada reposição proteica diária”, comenta Viviane.

Vegetarianismo: benefícios

Uma das vantagens do vegetarianismo está relacionada à mudança de estilo de vida. Quem torna-se adepto normalmente também fica propenso à diminuição do consumo de álcool, café, tabaco e ao aumento da prática de atividade física. Alguns exemplos das vantagens dessa dieta estão relacionados à prevenção de câncer colorretal, de problemas intestinais e controle da dislipidemia não familiar (ou seja, de origem dietética), isto porque com a adoção da dieta vegetariana ocorre aumento do consumo de fibras e de nutrientes antioxidantes.

No entanto, até para virar vegetariano é importante cuidado. Em outras palavras, a mudança de cardápio deve ter o acompanhamento de um especialista em nutrição. Isso para evitar problemas como a deficiência de ferro e de vitamina B12, de cálcio e proteínas, que podem ocasionar anemia, osteopenia, osteoporose e queda da imunidade celular, respectivamente.

Transição de quem come carne para se tornar vegetariano, deve ser gradual?

Não há necessidade dessa transição ser gradual. O importante é que a pessoa que opte por ser vegetariano em suas diferentes modalidades, tenha orientação de um profissional qualificado para aderir à um esquema alimentar seguro que proporcione todos os nutrientes necessários.

Fonte: Uol Vya Estelar

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