Não é só com carne, sal grosso e uma grelha que se faz um churrasco. A faca usada em cada momento pode ser muito mais importante do que você imagina. A boa notícia é que não precisa de muito.

“A faca certa para um churrasco é aquela que a pessoa se sente confortável, com ela”, explica Tatiana Bassi, empresária do ramo. “A maioria das pessoas usa uma de oito ou dez polegadas, mas o tamanho pode variar de acordo com a mão: mãos menores, polegadas menores; mãos maiores, polegadas maiores”.

Uma regra, porém, é clara: usar faca serrilhada, jamais. “Não importa se a carne está crua, cozida ou já no prato, a faca certa é sempre a com lâmina. A serra esfarela todo o alimento”, explica Tatiana.

Confira abaixo quais peças são essenciais para você ter em casa e não fazer feio no próximo churrasco – vale a pena fazer o investimento!

Faca de chef

faca chefe

Esta é a faca essencial para qualquer churrasqueiro. Com ela você consegue fatiar qualquer peça de carne, como picanha, fraldinha, peças de porco e aves. “Ela é perfeita para qualquer churrasco que você queira fazer. Vale lembrar que não existe tamanho certo, a pessoa precisa apenas se sentir confortável com ela”, explica Tatiana. E ela não é só para carne: é possível usá-la para picar legumes e verduras e outros afazeres do dia a dia.

Faca de ofício

Faca de oficio

“Apesar de não ser especificamente para cortar a carne, ela serve para auxiliar o churrasqueiro a descascar e cortar frutas e legumes, além de fazer a desossa de pequenas aves, como codornas, e mamíferos, como coelhos”, explica Flávio Duprat, mestre em cutelaria.

Faca de desossa

faca de desossa

Com oito polegadas, ela é uma faca menor e ideal para, como o nome já diz, fazer a desossa das peças. “Por ela ter uma lâmina mais estreita, é mais fácil de você conseguir colocá-la entre a carne e o osso”, explica Tatiana.

 

Chaira estriada

chaira

Na hora de preparar o churrasco, a faca deve estar sempre afiada para não “retalhar” a carne. A chaira é o utensílio usado para afiar a faca quando ela começa a perder o fio. O ideal é que ela tenha de 10 a 12 polegadas. Para usá-la, passe o gume da faca, nos dois lados, por todo seu comprimento. Mas Flávio alerta: “Depois de algum tempo afiando a faca dessa maneira, ela começa a perder o fio com mais facilidade. Aí, é melhor levar para uma reforma com um profissional”, explica Flávio.

Fonte: Uol

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
2

Comentários

comentários