Vinte bares de Curitiba participam do concurso nacional de gastronomia Comida di Buteco, que vai eleger o melhor boteco da cidade. Com o tema livre, cada estabelecimento recebeu a missão de criar um petisco específico para o festival, com uma única exigência: custar até R$ 25,90.

Os 20 bares curitibanos que participam do Comida di Buteco foram escolhidos a dedo: todos eles são estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia.

Os petiscos criados para o concurso atendem a todos os paladares. O Bar do Edmundo, no Bacacheri, por exemplo, coloca à mesa o Buchinho à milanesa. O Bar do Pudim, no São Francisco, concorre com o Triunviratum de Pastéis, que leva nove pastéis (três de carne, três de provolone e três de camarão com catupiry). No Cristo Rei, o Cabana Bar & Petiscaria participa com o Espetinho de camarão com Provolone.

Em outro ponto da cidade, no Alto da Glória, a Cantina Açores oferece o Bolinho de siri. Já a Casa Velha, no Abranches, oferece o Combinado alemão com três bolinhos com recheio de Eisbein defumado e três bolinhos com linguiça Blumenau. No outro extremo de Curitiba, em Santa Felicidade, o Dom Rodrigo compete com a Porção de Bolinho de Carne Dois Queijos, que leva bolinho de carne com parmesão e provolone com molho gorgonzola.

No Paraguassu, no Juvevê, quem faz sucesso é o Arancine de Bacalhau, que leva bolinho de arroz arbóreo recheado com bacalhau. Em Santa Felicidade, o Bolinho de Pernil é a opção do PickNick Bar. O Bolinho Blumenau S/A, com bolinho de linguiça Blumenau com arroz integral, é a criação do Simples Assim, no Batel. O Vallentina, no Rebouças, oferece o Mineirinho, feito com tutu de feijão acebolado com carne seca acebolada e bacon frito.

Completam a lista de participantes curitibanos do concurso: Baba Salim (Centro),Bar Basset (Centro Cívico), Beks Bar (Água Verde), Don Max (Água Verde),Estofaria (Alto da XV), Jacobina (Juvevê), La Boca (Mercês), Mercearia Fantinato(Bom Retiro), Schnaps (Vista Alegre) e Zezito’s (Água Verde).

Seja jurado

Ao longo dos 24 dias de concurso todos os bares são avaliados pelo público que vai até o bar comer o petisco e por um corpo de jurados mantidos sob sigilo. O peso dos votos de cada um deles é de 50% e vai eleger o melhor boteco da cidade. Além do tira-gosto, que contempla 70% da nota, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também são avaliadas e têm o peso de 10% cada.

O Comida di Buteco escolhe o vencedor com votação presencial. Cada cliente que provar o petisco recebe uma cédula de votação no bar e tem que dar sua avaliação no local. Cada critério é avaliado com nota de 0 a 10. É possível votar apenas uma vez em cada bar. Ao final, o instituto de pesquisa Vox Populi faz a apuração do grande vencedor.

A novidade desta edição é que, além de ser eleito o melhor boteco da cidade, o vencedor regional compete com os participantes de outras localidades do país pelo título de melhor bar do Brasil.

Além de Curitiba, o concurso é realizado em outras 19 cidades simultaneamente: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora (MG), Manaus, Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto (SP), São Paulo, Uberlândia (MG) e Vale do Aço (MG).

Os detalhes de cada petisco criado pelos botecos, bem como o endereço de cada estabelecimento, podem ser vistos pelo site www.comidadibuteco.com.br/curitiba.

Serviço
Comida di Buteco 2016
Quando: De 15 de abril a 8 de maio de 2016
Onde: Vinte botecos de Curitiba
Quanto: Os petiscos custam até R$ 25,90
Mais informações: Pelo site www.comidadibuteco.com.br/curitiba

Fonte: Guia Uol