Duvido que alguém que esteja lendo essa matéria resista a um bolo molhadinho com recheio cremoso ou mesmo aquele quentinho que acabou de sair do forno da vovó, acompanhado de um cafezinho feito com muito amor! Pois bem, eu não resisto!! Aliás, sou amante dos bolos, bolos de qualquer espécie: de aniversário, de casamento, simples, de natal. Falou que é bolo, estou dentro!

Mas vocês sabem a verdadeira história da origem do bolo?

Não? Pois bem, eu também não sabia até estudar confeitaria e me especializar em bolos decorados. Conto aqui um tiquinho da história desse protagonista que não perde um evento e sempre está pronto para ser devorado.

Os egípcios foram os primeiros povos a desenvolver habilidades com cozinha e foi com eles que apareceram os registros dos primeiros bolos, que na verdade eram mais pães do que bolos, ou seja, eram pães adocicados com mel.

Muitos bolos daquela época continham frutas secas e oleaginosas e eram banhados com rum para que obtivessem uma grande durabilidade e também para que pudessem ser confeitados com mais calma. A qualidade dos bolos foi melhorando à medida que os ingredientes se tornavam mais refinados.

E vocês sabem por que a maioria dos bolos são redondos? Há várias versões, mas duas delas me chamaram bastante atenção.

A primeira é esta. Já que o bolo era muito parecido com o pão, seu formato não poderia ser diferente. Então, como de início, todos os pães eram redondos, os bolos também seriam. Depois foram desenvolvendo formas, que poderiam ser de madeira, de metal e até de papel.

E a outra versão é que os bolos normalmente eram servidos em eventos religiosos, e o formato redondo significava o ciclo natural da vida, a lua e o sol.

Desde sempre, os bolos são servidos em momentos especiais. Uma forma de demonstrar o amor aos convidados. Antigamente, como as frutas secas e as oleaginosas eram muito, mas muito caras, era uma honra poder demonstrar o amor em formato de bolo.

Será que mudou muito de lá para cá?

Claro, os ingredientes não são tão caros quanto antigamente, mas hoje em dia as decorações dos bolos são verdadeiras joias. O design do bolo é pensado e desenhado muito tempo antes da festa, para que combine com tudo e para que todos os convidados se encantem com a beleza e se deliciem com o sabor. As vezes demoramos 5/7 dias para finalizar um bolo. São tantos detalhes e tantas decorações que é preciso muito tempo, amor e dedicação.

Mas a verdade seja dita: antigamente ou agora, o significado do bolo continua o mesmo e para todos: amor, amor e amor!

 

Julianna Couto é empresária, confeiteira e amante da cozinha, pós-graduada em Gestão em Negócios de Serviços em Alimentação, com especialização em Confeitaria na renomada escola Le Cordon Bleu e graduação como tecnóloga em Gastronomia. Também se formou em cursos de decoração e pinturas de bolos – feitos fora do país – além de ser proprietária da charmosa Petite Pâtisserie, confeitaria especializada em bolos e doces para casamento e festas.
Para ler mais artigos desta colunista, clique aqui.

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
21