Em Staten Island, no estado de Nova York, o restaurante Enoteca Maria está ganhando o coração de clientes e turistas. Todos os dias, duas avós – uma italiana e outra de uma parte diferente do mundo – assumem a cozinha do estabelecimento, preparando receitas de família para os clientes.

Cerca de 30 senhoras fazem parte da escala. Elas são provenientes de países distintos, como Bangladesh, Armênia, Grécia, Argentina e Peru. Seus pratos especiais são típicos de suas regiões de origem. Como o estabelecimento é de culinária italiana, há sempre uma “nonna” na cozinha.

O fundador, Jody Scaravela, diz que a inspiração para criar o restaurante veio de sua própria avó, que era o centro da família. Em 2011, ele pensou em contratar mulheres de outros países para assumir os fogões. “Toda vez que uma delas está na cozinha, há séculos de cultura saindo pela ponta de seus dedos”, diz.

O restaurante se tornou tão popular nos últimos anos que há uma lista de espera para reservas. Para contar uma pouco mais sobre quem são essas mulheres à frente dos restaurantes e celebrar suas histórias, Scaravela criou um site, o Nonnas of the World. “É muito bom se sentir apreciada”, diz a avó italiana Adelina Masana. “Os clientes me abraçam. Às vezes até beijam a minha mão!”

No final do ano passado, o site Now This Her fez um vídeo para contar a história do Enoteca. Veja a seguir:

Fonte: PEGN