Desde o dia 25 de junho, a cidade de Utrecht, na Holanda, ganhou uma nova opção de restaurante, que promete não apenas servir pratos deliciosos, mas também promover a integração de refugiados que chegam ao país. A iniciativa foi financiada por mais de 500 pessoas através de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma CrowdAboutNow, que reuniu € 165 mil. Todo o valor será devolvido aos participantes em três anos, com um reajuste de 3% ao ano.

Através dessa colaboração, o Syr abriu as suas portas com uma proposta única: empregar refugiados, para que eles possam se integrar à sociedade holandesa ao mesmo tempo em que promovem a sua gastronomia. No restaurante, eles trabalham ao lado de colegas holandeses e podem praticar o idioma ao mesmo tempo em que aprendem mais sobre a cultura local. O Syr serve pratos sírios com um toque europeu, segundo define seu site.

Além de funcionar como um restaurante, o espaço também oferece educação para os refugiados. Há ainda uma programação cultural intensa por lá, com apresentações, workshops, debates e um espaço expositivo. Parte dos lucros do restaurante no primeiro ano serão doados à organização Foundation of Refugee Students UAF para ajudar um número ainda maior de pessoas.

Fonte: Hypeness