Após terminar suas atividades no dia 31 de março, a confeitaria francesa Ladurée decidiu fechar de vez suas portas. Segundo o diretor da marca no país, Luis Camanducci, a culpa é da crise. “O valor da importação é inviável para ter um negócio de fora”, explica. De acordo com ele, tudo o que está na loja vem da França, do guardanapo aos famosos macarons, doce feito à base de farinha de amêndoas.

Aberta em junho 2012 no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a loja começou cobrando R$ 9 por um macaroon avulso. Hoje o preço é de R$ 11, mesmo valor que custa para importar cada doce. “No começo era possível absorver o custo, mas no momento não temos como repassar isso ao cliente”, explica Camanducci.

Em seu último dia, a loja está com 50% de desconto em todos os itens, exceto o macaron avulso.

Queima de estoque
Outras franquias estrangeiras também estão revendo os pontos no Brasil, como é o caso da espanhola Cacao Sampaka, que fecha as portas de sua loja na Vila Madalena, em São Paulo, no domingo (3) e também está dando 50% de desconto em todos os chocolates.

O restaurante americano Red Lobster (especializado em lagostas) foi outro que não resistiu ao mercado brasileiro e fechou as portas de sua unidade em São Paulo em dezembro do ano passado, depois de pouco mais de um ano de sua inauguração.

Atualmente duas lojas da marca ainda estão abertas: no Aeroporto Internacional de Guarulhos e no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Fonte: Comidas e Bebidas Uol