Já diz o antigo ditado que a gente come também com os olhos. A máxima é verdadeira e com o advento tecnológico os alimentos que vemos em anúncios por aí ficaram ainda mais atraentes. Mas a tecnologia, sozinha não é capaz de operar milagres. Muito antes de ela entrar em cena existe um profissional que é responsável por escolher os melhores ingredientes e montá-los de maneira que fiquem extremamente apetitosos. O food stylist, que geralmente também é chefe de cozinha, tem a responsabilidade de selecionar o que há de melhor, montar o prato tal qual uma escultura e escolher a luz e a temperatura certas para fotografar o prato.

No Brasil Gilberto Geronimo Oller, também conhecido como Peninha, já exerce essa função desde os anos 1980. Entre suas produções estão os lindos e apetitosos perus de natal que figuram nas propagandas de TV e agora o food stylist busca uma especialização também em doces. “É realmente um mercado ainda muito fechado. Você tem de ter um portfólio garantido, ter boas produções”, conta.

Sobre a inusitada profissão, Peninha relata em entrevista ao portal da Revista Exame que seu trabalho vai além da fotografia publicitária. “Você tem que conhecer a comida. É como se fosse o corpo humano, precisa saber da anatomia dele para produzir a imagem perfeita. É difícil saber a técnica, saber quais produtos usar para conseguir tal resultado. A gente tem uma didática e um método para construir os pratos. E você tem de saber como deixar a pessoa com água na boca”.

E quem nunca se perguntou como o McDonald’s consegue apresentar uma imagem tão apetitosa de seus hamburgeres? A resposta vem do próprio departamento de marketing da marca e conta, claro, com a participação de um food stylist.

Confira o vídeo de como este trabalho é feito:

 

Fonte: Blog Senac