Não é porque você decidiu cortar produtos de origem animal de sua dieta que vai precisar abandonar um bom hambúrguer. Mas também não precisa ficar dependente de soja texturizada para ser feliz. Com a ajuda do chef Ivo Abrahão, do restaurante Tavares, desvendamos alguns segredos para burgers vegetarianos que até os carnívoros mais convictos vão querer compartilhar.

Ingredientes de base

Para dar a consistência necessária para moldar e fritar os hambúrgueres, é preciso pensar em vegetais que possam dar uma boa liga. Ivo, por exemplo, prepara um burger à base de abóboras, cenoura e brócolis em seu restaurante, e já utilizou polpa de berinjela assada. “Na hora de processar, deixe alguns pedaços para dar consistência”, explica o chef.

Grãos e leguminosas

Outra opção bastante comum é utilizar grão-de-bico ou feijão preto cozido para fazer a massa do hambúrguer. Assim como nos vegetais, o segredo é tomar cuidado na hora de bater o ingrediente no processador: não pode deixar ficar muito liso, do contrário você não consegue a consistência necessária para modelar.

Para dar liga

Para conseguir o formato ideal para fritar, vai ser necessário acrescentar algo para dar liga aos hambúrgueres. Trigo de quibe devidamente hidratado, farinha de arroz, de aveia ou de quinoa são boas sugestões. Acrescentar olagineosas moídas, como caatanha de caju, também dão um sabor especial à massa. Para empanar, use farinha de rosca.

Para facilitar, use a geladeira

Antes de fritar (ou assar) os burgers, deixe-os na geladeira por no mínimo uma hora. Isso ajuda a manter a forma da massa.

Capriche nos temperos

A vantagem dos burgers vegetarianos é poder temperar com condimentos um pouco mais ousados do que só sal e pimenta. Temperos como cominho, coentro, zaatar e gengibre dão um toque especial no preparo.

Fonte: UOL

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