Olá amigos!

Hoje vou conversar com vocês sobre um item fundamental para quem deseja montar sua empresa: Inovação e Criatividade.

Atualmente, é fundamental para o empreendedor, olhar para o seu produto e o seu serviço e descobrir o que tem de inovação: O que ele vai trazer de diferente dos outros concorrentes que tem no mercado? Será um pouco melhor, um pouco mais rápido ou um pouco mais barato?

Esse é o princípio da inovação: Como eu posso pegar um produto ou serviço e fazê-lo melhor, mais rápido e mais barato.

Este princípio é fundamental pois cada vez mais no mundo empreendedor as empresas estão muito próximas, não só fisicamente mas também no mundo virtual. Portanto, quando um futuro cliente vai te escolher dentro do mercado, ele tem que olhar para o seu produto e/ou serviço e ver de fato uma mudança, algo muito diferente do que ele já tenha visto em outros lugares. É muito importante que ele olhe para o seu produto e veja algo inovador, que tenha criatividade, que ele olhe e queira tentar descobrir o que você fez de cativante. Dentro do mundo empreendedor é imprescindível você descobrir o que faz a diferença para o cliente:  Por que agora ele vai comprar de você e deixar de comprar de uma pessoa de quem ele já comprava?

Exemplo: Por que eu vou deixar de ir em um restaurante de uma pessoa que eu já tenho costume, para experimentar o seu prato novo, o seu produto ou o seu serviço diferente?

Agora entra de fato as perguntas que são necessárias para o empreendedor: O que você faz que é de fato inovador? O que você faz que vai chamar atenção do seu cliente no dia a dia dele? O que você está fazendo de diferente para poder persuadir o seu cliente a não comprar mais, a não consumir o produto/serviço do seu concorrente e experimentar o seu produto ou serviço? Se você é um empreendedor novo, se o seu produto/ serviço é novo, se o restaurante que você está montando é novo, você precisa ter isso em mente.

Quais paradigmas você esta quebrando que vai fazer aquela pessoa parar e pensar e se predispor a experimentar o seu produto? Se faça essa pergunta.

Tomem cuidado apenas, pois muitas vezes as pessoas se preocupam com inovação no preço, e é preciso ter claro que cada vez que eu conquisto alguém pelo preço, pelo preço eu perco essas pessoas.

É necessário entender que trazemos as pessoas pelo valor. A inovação vem do valor! Sempre lembrando que inovação requer muito mais do que isso. Requer uma metodologia muito grande.

Um exemplo de inovação dentro do ramo alimentício por exemplo é o pão de queijo, Este exemplo servirá para reafirmar que inovação é quando você faz um produto melhor, mais rápido e mais barato: O pão de queijo, quando você chegava na padaria, quinze minutos após ser assado, ficava com um aspecto emborrachado, duro e sem graça. O FMJ, junto com uma empresa que queria produzir o pão de queijo em grande escala, pegou a massa base do pão de queijo, melhorou – a  para que essa massa  pudesse ser congelada e seus consumidores pudessem levar para casa.

Esta é a essência da inovação: Como posso pegar um produto que já existe e fazê-lo melhor, mais rápido e mais barato?  O que eu posso fazer para conquistar esse meu cliente? Muitas vezes as pessoas queriam ter esse pão de queijo em casa, mas não queriam ter o trabalho de fazer a massa. E hoje para essa empresa, o pão de queijo congelado, equivale a quase 50 % do seu faturamento anual.

Outro exemplo forte é o sistema self service. A pessoa imaginou como ela poderia fazer as pessoas se servirem, diminuindo o custo de mão de obra, e que elas pudessem escolher a quantidade de comida, o tipo de comida e o peso que elas quisessem. E neste momento, os consumidores não percebem que eles mesmos estão fazendo todo o trabalho do restaurante.

Tentativa e erro nesse exemplo: Como vou colocar isso em ordem? Como vou fazer para a comida não esfriar ou esquentar demais? Como não perder a qualidade da comida?

Hoje o self service é um dos sistemas mais comuns de restaurante que existem, mas o princípio do restaurante nunca foi esse.

Inovação não precisa ser algo muito fora do comum. A inovação pode ser melhor, mais rápida e mais barata, ou um pouco melhor, um pouco mais rápida ou um pouco mais barata. As vezes a diferença esta em um pequeno detalhe, pensar fora da caixa. Sugestão: Ao invés de olhar para dentro de você, olhe para o seu mercado, olhe para os seus clientes.

Inovação não é fruto do acaso, é fruto do trabalho. Tentativa e erro. Inovação requer um planejamento, principalmente para descobrir dentro do mercado, o que eu posso fazer para trazer esse conceito para dentro da minha empresa.

Lembrem-se, necessidade não se cria, necessidade se atende!