Uma startup americana pode estar prestes a solucionar o dilema de quem é apaixonado por carne, mas se sente culpado ao saber que um animal foi abatido para preencher o seu prato. A proposta inusitada (e controversa) da Memphis Meat é criar a carne a partir de células de animais.

carne1

Embora soe como um filme de ficção científica, a ideia já está ganhando adeptos de peso. Bill Gates é um dos investidores do projeto, que já angariou US$ 17 milhões para a produção da nova “carne-livre-de-matança” – ou, como a empresa prefere chamar, “carne limpa”.

carne2

Além de um prato que pese apenas no estômago, e não na consciência, a empresa acredita que sua invenção possa gerar 90% menos gases do efeito estufa em comparação com a carne convencional. Os criadores também esperam que o processo use menos de 10% da terra e água usados normalmente, bem como metade da energia. De acordo com o site da empresa, estima-se ainda que a nova carne vá diminuir o número de doenças alimentares – embora nenhuma pesquisa tenha sido feita para embasar este dado.

carne3

Até o momento, a Memphis Meat já conseguiu reproduzir uma espécie de almôndega, um peito de frango empanado e também carne de pato. A startup afirma que mais novidades deverão ser anunciadas em breve. Em um vídeo promocional divulgado este ano, é possível ver a reação de algumas pessoas após provar sua carne de frango:

carne4 carne5

Fonte: Hypeness