Portugal anunciou recentemente uma novidade que promete agradar aos veganos que vivem no país: a partir de agora, eles terão a opção de pratos sem ingredientes de origem animal em estabelecimentos públicos. A medida vale para hospitais, instituições de ensino, sedes da administração pública e penitenciárias.

A lei que torna obrigatória a oferta de alimentos veganos nestes espaços deverá entrar em vigor nos próximos seis meses. O projeto de lei apresentado pelo partido PAN (Pessoas-Animais-Natureza) foi aprovado na última sexta-feira, 3, pelo Parlamento português. Na data, o partido comemorou a aprovação através do Facebook: “É com muito orgulho que vemos a maioria parlamentar a concordar com a liberdade de escolha na alimentação, terminando assim com mais uma discriminação sentida e vivida por uma grande (e cada vez maior!) parte da população portuguesa.“, diz um trecho da publicação.

Caso algum órgão não tenha procura pelos pratos veganos, eles poderão retirar sua oferta, desde que ofereçam uma forma de inscrição caso um interessado em receber alimentação vegana apareça no futuro. Qualquer cidadão poderá realizar uma denúncia à Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica caso note o descumprimento da medida por parte de algum restaurante público.

 Fonte: Hypeness