Sempre ouvimos que devemos nos alimentar bem e que uma dieta desequilibrada coloca em risco nosso bem-estar físico e mental. Você conhece quais são as doenças mais comuns causadas pela má alimentação? Se ainda não, leia com atenção este texto, pois ele pode ser a motivação que você precisava para mudar de vez os seus hábitos alimentares e te fazer prestar mais atenção ao que você coloca no seu prato! Confira:

Hipertensão

A hipertensão acontece quando a nossa pressão arterial encontra-se acima dos valores considerados adequados para a população em geral. A alimentação tem papel primordial nessa situação, uma vez que o consumo excessivo do sódio, especialmente através do sal de cozinha, alimentos industrializados ou de molhos como o shoyu, podem levar a esse tipo de problema.

Ser hipertenso te predispõe a diversas situações perigosas, especialmente problemas cardiovasculares. Tente ter um plano alimentar balanceado, fugindo de alimentos que contenham altas quantidades de sódio. Leia as embalagens e busque incluir frutas, legumes e verduras ao natural. Invista nos temperos como tomilho, salsinha, cebolinha, entre outros, pois além de diminuírem a necessidade de realçar o sabor com o sal, ainda possuem substâncias benéficas para o corpo.

Obesidade

A obesidade é um tipo de patologia caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Pode depender de fatores genéticos, porém a alimentação tem papel preponderante nessa situação. Evite alimentos ricos em gorduras saturadas e carboidratos, especialmente os provenientes de alimentos altamente refinados, como açúcar branco e farinha. Em linhas gerais, diminua o consumo de calorias e faça escolhas saudáveis, focando naquilo que é mais natural e sadio. Exercícios regulares sempre são bem-vindos também.

Gastrite

A gastrite é um tipo de inflamação na mucosa estomacal, que causa muito desconforto e dores para o portador. Quando esta doença é crônica, a causa mais comum é uma bactéria chamada H. Pylori. Porém, a má alimentação pode ter fator influente para que a gastrite se manifeste. Quando você come poucas vezes por dia, ingere grandes volumes de uma vez só e não abre mão de alimentos ácidos ou que irritam a mucosa, o problema pode surgir. Como prevenção, você deve fracionar suas refeições, comendo de três em três horas. Além disso, evite grandes quantidades e diminua alimentos como frituras, doces, cafeína, bebidas com gás, álcool, alimentos ácidos e condimentados.

A prevenção é a palavra de ordem

O lado bom de toda essa história é que, para prevenir esses males, basta comer os alimentos corretos e abrir mão de hábitos nocivos. Ingerindo os nutrientes da forma e quantidades adequadas, o seu organismo estará apto a se recuperar e ser mais saudável. Na sua próxima ida ao restaurante ou supermercado, pense bem! Lembre-se que muito mais que sabor, aquelas opções farão você ter o bem-estar que merece. Você vai perceber que não só estará mais seguro quanto às temidas patologias causadas pela má alimentação, como também ficará mais saudável e disposto para enfrentar o dia a dia.

Fonte: Slim360