A Nespresso acaba de lançar o novo duo de edição limitada Umutima wa Lake Kivu, de Ruanda, e Tanim de Chiapas, do México, ambos compostos por grãos 100% Arábica. Inspirados em duas culturas cafeeiras distintas, os dois blends de pura origem compartilham a paixão e devoção de diferentes comunidades pelo resultado do café da mais alta qualidade. As palavras Umutima e Tanimsão, expressões locais que podem ser traduzidas como “coração” – forte indicativo da relação afetiva dos habitantes destas regiões com a cafeicultura.

As novidades estão disponíveis a partir do dia 26 de janeiro e segue por até 10 semanas. O valor da cápsula é de R$ 2,50 (ou R$ 25 a embalagem com 10 unidades), em todos os canais de vendas da Nespresso.

O Umutima wa Lake Kivu representa o renascimento da indústria cafeeira daquela região. Cultivado nas margens do lago Kivu, os cafés de Ruanda são considerados um dos mais doces e saborosos da África Oriental. Para garantir que apenas as melhores cerejas fossem selecionadas para este blend, os produtores locais escolheram somente os frutos maduros e os colheram um a um. Os especialistas da Nespresso aprimoraram o potencial aromático da edição limitada ao utilizar a técnica de Split Roasting (torra separada) dos grãos ainda verdes. Metade foi submetida a uma torra mais leve, dando destaque às notas de frutas suculentas, enquanto a outra passou por uma torrefação mais escura, trazendo força e textura à bebida.

Já o Tanim de Chiapas foi cultivado em solo vulcânico ao lado de outras plantações, como de abacates e laranjas. A região é considerada uma das principais origens para a obtenção da bebida de qualidade no México, com resultado remetendo a sabores de frutos com caroço e notas de cacau. Os produtores da região utilizam-se de técnicas de cultivo tradicionais que foram passadas através das gerações e cultivam os pés de cafés em seus próprios quintais, sob a sombra de exuberantes florestas tropicais, o que prolonga o amadurecimento do fruto. Para a edição limitada, uma parte dos grãos verdes foi torrada a uma temperatura baixa, durante um longo período para proteger as notas de noz e pão torrado, enquanto a segunda parte passou por uma torrefação escura para desenvolver uma textura suave e sedosa.

O novo duo pode ser ainda degustado em perfeita harmonia com um toque de leite e também como um Cappuccino ou um Latte Macchiato.

Texto: Campinas.com