A Tetra Pak anunciou no mês de março o lançamento do Tetra Pak Homogenizer 500, o homogeneizador de processamento de alimentos com a mais alta capacidade do mundo. O equipamento pode produzir até 63.600 litros por hora, mantendo a qualidade do produto com custo operacional reduzido.

A máquina possui o HD EnergyIQ, um dispositivo pioneiro de homogeneização formado por seis válvulas que operam em paralelo, ao invés de uma, o que permite operar com pressão cerca de 20% inferior, em comparação com as máquinas convencionais. O resultado é uma redução significativa no consumo de energia, dos custos gerais e também no desgaste do equipamento.

Com um design que permite fácil manuseio, a Tetra Pak® Homogenizer 500 oferece aos clientes o maior tempo de funcionamento do mercado. Além disso, como todos os homogeneizadores assépticos da Tetra Pak, a máquina também usa 80% menos água de refrigeração e 70% menos vapor, em comparação com outras marcas alternativas.

O novo equipamento foi lançado em parceria com a empresa chinesa de alimentos YinLu. De acordo com Wu Zhong Ping, Gerente Geral da planta em Anhui, o leite de amendoim da marca é um sucesso de vendas no mercado e está ganhando popularidade entre os jovens consumidores. “A oportunidade de usar o Tetra Pak® Homogenizer 500 surgiu em um momento em que estávamos procurando maneiras eficientes para expandir a produção e crescer. O equipamento oferece exatamente o que queremos: faz o trabalho de duas máquinas, aumentando a produção e reduzindo os custos operacionais, e não há nenhum comprometimento relacionado à qualidade do produto”, afirma o executivo.

Segundo Anders Karlsson, Diretor Técnico do Grupo Tetra Pak, o lançamento do homogeneizador com a maior capacidade do mundo significa que os clientes podem alcançar significativas economias de escala, produzindo mais, com menor custo por litro. “Isto é vital para as indústrias de láteos e de bebidas, que buscam atender à crescente demanda dos consumidores”, afirma Anders.

Imagem: Oleg Golovnev / Shutterstock.com