Faca cega é o maior inimigo do cozinheiro, além de ser perigosa em escorregar e causar acidentes.

As facas são umas das ferramentas mais importantes de uma cozinha. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que, existem facas apropriadas para cortar carnes, frios, legumes, verduras e outras mais especializadas.

Para um bom desempenho é preciso que estejam sempre bem limpas e afiadas, por isso é importante ter uma pedra de amolar e ou uma chaira. Afinal, uma faca sem fio ao invés de cortar, rasga os alimentos.

Invista em uma faca de cozinha multiuso, que seja boa para picar, fatiar e fazer uma série de outros cortes. Uma boa faca é a ferramenta mais versátil que você pode ter na cozinha.

Manter a higiene significa manter a qualidade dos seus utensílios. Por isso, limpe as facas imediatamente após o uso usando um papel toalha limpo para remover restos de comida e outras sujeiras da lâmina da faca. Quanto mais tempo a faca fica úmida e suja, mais a qualidade da lâmina e do aço se deteriora. É melhor mantê-la limpa e seca entre os usos.

  • Lave as facas individualmente, usando água quente com sabão e muito cuidado. Não jogue uma faca grande de cozinha no fundo da pia para que você tenha que ficar caçando-a. Não há motivo para mergulhar as facas na água.
  • Não lave as facas na máquina de lavar louça, principalmente se o cabo for de madeira ou de outro tipo de material que possa acumular água.

Suas facas manterão o fio por longo tempo se forem guardadas separadamente dos outros utensílios de cozinha. Se a faca tiver que dividir espaços, o ideal é que esteja pelo menos embainhada no mesmo recipiente em que veio. Isso protegerá o fio contra as batidas e colisões.

Fonte: Foojobs