Muitas pessoas sabem das vantagens em se optar por produtos de aço inox para a preparação, acondicionamento e distribuição de alimentos. Como são isentos de toxinas, não prejudicam a saúde ao desprender resíduos das mesmas em alimentos, como acontece com utensílios de outros materiais. Suas propriedades térmicas retém melhor o calor, mantendo tudo aquecido por mais tempo. E além de não agredirem a natureza, são um material nobre, altamente sofisticado que traduzem requinte e elegância à sua cozinha.

Mas como aproveitar a durabilidade do aço inoxidável, transformando sua relação custo x benefício em algo ainda mais duradouro e completo? Para agregar ainda mais valor aos seus apetrechos domésticos, confira as dicas que vão deixar a sua cozinha ainda mais bonita e por muito mais tempo.

Limpeza de rotina

A limpeza rotineira evita as eventuais manchas da superfície do aço e pode ser feita em máquina de lavar louças e os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão e os detergentes suaves e neutros.

Se em sua casa for comum o uso de removedores à base de amônia, lembre-se sempre de diluí-los em água morna e aplicar com um pano macio ou uma esponja de náilon. Para enxaguar, use sempre bastante água, preferencialmente morna, e, para secar, um pano macio. Parece bobagem, mas a secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto.

Manchas leves

Quando a limpeza de rotina não for suficiente, pode-se aplicar uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido em álcool de uso doméstico. A força aplicada deve ser a mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento. Evite sempre esfregar seus utensílios de inox com movimentos circulares.

Manchas Acentuadas

Manchou seu utensílio inox? Tem solução! Faça uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou em uma solução de removedor à base de amônia e água, deve resolver. Mas se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, você pode recorrer a produtos mais agressivos como removedores à base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica. Com a sujeira amolecida, basta fazer a limpeza de rotina, como ensinamos no item acima.

Se a sujeira persistir, um método mais severo, com o emprego de produtos como os sapólios, pode ser uma opção. Entretanto, esta operação pode comprometer o aspecto visual do seu produto, então só faça isso em último caso.

Marcas de dedos

Seu dedo manchou o aço inox? Basta remover as marquinhas com um pano macio ou toalha de papel umedecido em álcool. E para evitar que isso repita, é só aplicar um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca.

Para limpar o aço inox usado no fogão

Pra quem tem aço inox no fogão, basta simplesmente esfregar com um pano úmido ou esponja de náilon depois de cada uso. Quando houver gorduras e manchas mais resistentes, a limpeza pode ser feita utilizando detergente comum.

Fonte: Hiper Moreira

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários