Lançamento destaque da Miolo Wine Group na Expovinis 2012, o Testardi Syrah 2010, produzido na região do Vale do São Francisco (BA), foi o vencedor da categoria tinto nacional do concurso Top Ten da feira considerada como o maior evento de vinhos da América Latina. O Top Ten é um dos mais importantes e cobiçados reconhecimentos de vinhos realizados no Brasil. Um seleto time de especialistas elegeu o vinho nordestino. Este ano, o evento contou com a presença internacional do português Luiz Lopes, fundador e diretor da Revista de Vinhos, e Andrés Rosberg, presidente da Associação Argentina de Sommeliers. A Expovinis aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O Testardi é o primeiro vinho top do projeto Ouro Verde. Elaborado com a casta Syrah, variedade que melhor adaptou-se ao terroir da região do Vale do São Francisco, na Bahia, esse tinto tem processo artesanal de colheita e desengace. A sua fermentação se dá em barricas novas de carvalho onde envelhece por 12 meses. “A fermentação integral confere a este vinho uma característica bastante complexa se comparado aos nossos demais produtos. Ele apresenta um bom corpo, taninos redondos, macios e bem integrados na boca. Cremos que, com esse exemplar, vamos provar que o Vale do São Francisco pode elaborar vinhos com estilo diferenciado”, afirma o enólogo do projeto, Flávio Durante.

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, em visita à vinícola Ouro Verde, parabenizou o diretor da Miolo Wine Group, Eurico Benedetti, lembrando que “esta premiação significa a vitória, não apenas da vinícola Ouro Verde, responsável pela elaboração do vinho campeão, mas do próprio Vale do São Francisco, região que já era reconhecida pela  excelência dos seus espumantes e agora surpreende o mundo do vinho com um tinto de altíssima qualidade”.

A vinícola Ouro Verde, apresenta produção anual de três milhões de garrafas, em mais de 200 hectares plantados, e tudo isso só foi possível, segundo Salles, “pela dedicação de todo o corpo técnico da Miolo somada aos investimentos em alta tecnologia para irrigação, manejo do solo e tratos culturais.”

Vapor do Vinho

Depois de uma maratona que durou uma semana reunindo-se com milhares de produtores rurais das cidades de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho e Juazeiro, o secretário Eduardo Salles e os gestores da Seagri, a convite da Vinícola Ouro Verde, tiveram a oportunidade de comemorar o primeiro aniversário do projeto “Vapor do Vinho”, um maravilhoso roteiro enoturístico, criado em parceria com a Bahiatursa. O projeto atrai olhares e interesses de turistas de todo o mundo que vêem ao Vale do São Francisco para conhecer os atrativos desta lindíssima região. Sobre a importância da atividade, Salles ressaltou que apesar de nova, já é responsável pela “geração de milhares de empregos nessas localidades, além de auxiliar no desenvolvimento econômico e da agropecuária de todo Vale do São Francisco”.

De acordo com o empresário Luis Rogério, proprietário da empresa responsável pelo projeto “Vapor do Vinho”, em parceria com a Vinícola Ouro Verde e a Fazenda Fortaleza, o passeio turístico pelas águas do Rio São Francisco, a eclusagem na represa de Sobradinho, a visita aos pomares de manga e uva, aliados ao prazer da degustação dos vinhos e espumantes tornam este roteiro único no mundo do turismo. “Estamos muito felizes por completar um ano deste projeto, completa Rogério e, gostaria de agradecer ao governo da Bahia por todo o apoio que nos tem dado”, disse.

“Em comemoração ao primeiro ano do Vapor do Vinho, nada melhor do que receber como presente a premiação do Vinho Testardi da Vinícola Ouro Verde”, disse o diretor da Miolo Wine Group Eurico Benedetti que, em companhia do secretário Eduardo Salles, comitiva da Seagri e por um grupo de investidores da cidade chinesa de Chongqing, brindaram e comemoraram navegando pelo Lago de Sobradinho.

Fonte: Blog de Vinhos