Se depender das principais marcas de sorvetes do país, apreciar um picolé vai se tornar algo cada vez mais sofisticado. Preocupadas com um consumidor exigente e com a concorrência, as empresas estão criando versões com receitas italianas, sabores com ingredientes pouco comuns e inspirados em sobremesas famosas como o petit gateau.

A Kibon, da Unilever, foi a mais lembrada pelos cariocas. Roberto Antunes, diretor de Marketing da marca, cita alguns de seus principais lançamentos. Na lista estão o Magnum de cappuccino e outros nos sabores de frutas vermelhas e maracujá com calda de leite condensado. Para 2017, ele antecipa algumas novidades, como os sabores de crème brûlée e petit gateau. A marca Fruttare terá ainda uma versão com sabor água de coco.

— O clima, a alegria e a espontaneidade do carioca fazem parte da cultura e da história da Kibon, que nasceu no Rio. Todos os anos, desenvolvemos produtos e campanhas pensando nos consumidores. Este ano, para celebrar duas paixões cariocas, o sorvete e o futebol, o Chicabon ganhou uma embalagem comemorativa, com ilustração de futebol e do calçadão de Copacabana ao fundo — diz Antunes.

Em segundo lugar no ranking está a Nestlé, que conta com três fábricas de sorvetes no Rio de Janeiro. A multinacional suíça também vem apostando em linhas mais sofisticadas. Rogério Lopes, diretor dos Sorvetes Nestlé, cita os produtos feitos com fórmula italiana como os de sabor de baunilha, caramelo, limão e pistache.

— A linha é fruto de um investimento de mais de R$ 10 milhões e representa a principal inovação nos últimos anos. Agora, a expectativa é positiva com o início da operação da Froneri, uma joint venture entre Nestlé e R&R, uma empresa de sorvetes do Reino Unido. Algumas medidas já foram implementadas, como a contratação de 130 temporários para trabalhar na alta temporada, nos meses mais quentes do ano, na fábrica de sorvetes em Jacarepaguá. Diversos lançamentos deverão ser anunciados em breve, renovando e fortalecendo ainda mais o portfólio de sorvetes com marcas clássicas da Nestlé, como La Frutta, e ainda o Nestlé Gelato — antecipa Lopes.

Em terceiro lugar, ficou a Häagen-Dazs, que tem duas lojas no Rio de Janeiro (BarraShopping e Rio Sul). Entre os sabores da marca, estão chocolate belga, macadâmia, baunilha e morango.

Fonte: PEGN