O Rio é hoje considerado um dos locais mais importante do país para as principais marcas de fast-food. É aqui que as redes testam os produtos antes de serem lançados no Brasil. Bem além do hambúrguer, sanduíches e saladas têm de passar pelo crivo do paladar carioca antes de atravessar as fronteiras.

É assim que, entre os cariocas, o McDonald’s é a marca mais lembrada da categoria. O diretor de Marketing da empresa, João Branco, lembra que foi o Rio que abrigou a primeira loja da marca, em 1979. E, quase quatro décadas depois, a rede conta com 80 endereços na capital. Além das novidades no cardápio, com itens mais saudáveis, o executivo destaca o apoio a eventos esportivos:

— A cidade do Rio é muito especial. Com o patrocínio da Olimpíada, firmamos parceria com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio que prevê diversos benefícios para os moradores da Rocinha. A parceria também envolve a manutenção e a conservação de toda comunicação visual das instalações do Complexo Esportivo da Rocinha e o incentivo aos jovens da comunidade a procurar o centro de recrutamento da empresa no Rio.

Em segundo lugar, está o Subway, com 135 espaços na capital. Ao lembrar da importância do Rio para a marca, Rodrigo Girardi Batista, gerente de Marketing da companhia, destaca que, além dos investimentos em esporte, a cidade é considerada um local excelente para o teste de novos sanduíches no país.

— O frango com cream cheese, por exemplo, que foi criado para os brasileiros, foi testado no Rio e hoje é campeão de vendas na cidade. Além de shoppings, a companhia vem inaugurando espaços em comunidades, como Rocinha e Complexo do Alemão. Isso fortalece a imagem no Rio como um todo — disse Batista.

Em terceiro lugar no ranking, está o Burger King. Ariel Grunkraut, diretor de Marketing da empresa, diz que o Rio hoje é uma prioridade para a marca. Com 49 lojas na capital, o executivo destaca que não existe campanha ou lançamento de produto que vá ao mercado nacional sem antes ser testado e aprovado pelo público carioca:

— O Rio é de extrema importância, pois foi um dos primeiros estados em que iniciamos o plano de expansão da marca.

Fonte: PEGN