negócios em gastronomia estão em alta. Chefs, food trucks, culinária orgânica e diversas tendências se mesclam em um setor que sobrevive e cresce apesar da crise. A situação não é diferente na Escola Sal a Gosto, de Caxias do Sul, que oferece cursos variados que vão de elaboração de sushi à culinária mexicana. Do ano passado para cá, o faturamento da empresa aumentou 33% e deve continuar em elevação em 2016.

Por trás do sucesso do empreendimento está o chef Gabriel Lourenço, um jovem empresário, e sua adesão ao Programa Agentes Locais da Inovação (ALI), realizado pelo SEBRAE/RS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Eu buscava inovações, mas não identificava os pontos que poderiam ser melhorados”, conta Lourenço.

A escola tinha em seu histórico o atendimento de mais de 10 mil alunos de todo o País, principalmente de interessados na gastronomia, mesmo não atuando na área. A empresa também alcançou mais de 30 mil pessoas em eventos sociais e corporativos desde 2011, mas precisava evoluir. Novas possibilidades surgiram com a adesão ao Programa ALI, no ano passado. “A partir de uma orientação proativa, especializada e gratuita, o agente local de inovação diagnosticou a empresa e elaborou planos de trabalho para promover uma prática continuada de ações de inovação”, detalha Michele Seleri, gestora do Programa ALI no SEBRAE/RS.

Uma das novidades que está alavancando a Sal a Gosto são as parcerias com fabricantes de produtos voltados para a alimentação. A agente local de inovação, Latoya Brum, relata que foi elaborado um plano de negócios e apresentado a empresas que teriam interesse em divulgar seus produtos ou agregar sua marca a um projeto inovador.

Pratos sofisticados: escola oferece cursos variados que vão de elaboração de sushi à culinária mexicana (Foto: Reprodução)

“O principal argumento foi possibilitar a essas empresas a oportunidade de fazer com que os consumidores em potencial utilizassem, na prática, seus produtos”, esclareceu.

A ideia deu certo e grandes indústrias aceitaram a parceria. Entre elas, a Tramontina, uma das principais fabricantes de utensílios domésticos do mundo. A empresa disponibiliza um quadro com facas para que os alunos tenham maior facilidade na identificação de quais utensílios devem ser utilizados, como devem ser usados e como são. “Da parceria surgiu uma nova oportunidade: uma aula sobre cortes e facas, que faz o maior sucesso”, destaca a agente.

Com o tempo, para maior viabilidade do negócio, foi constatada a necessidade do desenvolvimento de outros serviços como atendimento a eventos, consultorias gastronômicas e aulas para profissionais. A Sal a Gosto também está participando de grandes eventos gastronômicos e criou seu próprio food truck, que circula em diversos pontos e atrações da região, oferecendo um cardápio variado.

As novas ações implementadas estimularam o interesse das pessoas pela empresa. Houve um aumento de 50% no número de curtidas no Instagram e de 20% no Facebook. Também aumentou a procura por eventos externos e pelo sistema food truck. Para o chef Gabriel Lourenço, “o programa ALI fez com que a Sal a Gosto empregasse suas forças nas ações que realmente são importantes para o momento”.

E a empresa já projeta novidades para 2016. “Vamos intensificar a participação em premiações da área de gastronomia, buscar novas estratégias de interação com os alunos não só na sala de aula, mas também nas redes sociais, e teremos a estreia de um programa de TV para abordar novidades, tendências e receitas” revela o empresário.

Fonte: PEGN