Está oficialmente aberta ao público a Cité du Vin – Cidade do Vinho – em Bordeaux, na França. O museu, inteiramente dedicado à bebida, foi alvo de muita polêmica desde o anúncio de sua construção até a cerimônia oficial de abertura, na última terça, 31. O presidente francês, François Hollande, discursou em meio a protestos contra o uso de pesticidas, um enorme problema da região, que é uma das que mais aplica os químicos nos vinhedos em todo o país.

Com investimentos da ordem de 81 milhões de euros, o museu foi custeado principalmente por produtores da região – o governo francês arcou com só 2% e o de Bordeaux, 38%. A expectativa é que 450 mil pessoas visitem por ano o instituto, 40% de turistas de fora da França.

A ideia é que o museu se torne uma espécie de Guggenheim do vinho. A arquitetura, futurista em uma primeira impressão, tem como objetivo emular o movimento do vinho em uma taça, e acaba contrastando com os prédios do século 18 da bela cidade de Bordeaux.

O espaço abrange cerca de 13 mil metros quadrados em dez andares e tem 20 diferentes áreas temáticas que abordam imagens, influências das civilizações e regiões através dos séculos, história, geografia, geologia, enologia e arte.

Na prática, o que se vê ali é o resgate da história desde 6 mil anos antes de Cristo até os dias de hoje em uma simulação de passeio de barco que leva o visitante da história marítima dos gregos e romanos aos comerciantes holandeses que chegaram ao Japão no século 17. E inclui experiências mais “íntimas”, como a exposição sobre vinho e amor, onde projeções de ilustrações de Vênus e Baco podem ser admiradas de sofás de veludo vermelho.

As exposições temáticas trazem ainda uma turnê por vinhedos ao redor do mundo, uma série de globos interativos que apresentam a economia global do vinho, a metamorfose da bebida ao longo do tempo e o papel dos cinco sentidos para o aproveitamento de tintos, brancos e espumantes. A Cidade do Vinho reúne diversos depoimentos de produtores dos quatro cantos do planeta e, curiosamente, tem apenas uma seção dedicada a Bordeaux.

Há uma loja com 800 rótulos de regiões produtoras de todo o mundo, 200 franceses.

O ingresso para a Cité du Vin custa 20 euros e inclui o “companheiro de viagem”, um guia de informações sobre tudo o que está no museu em oito idiomas, e uma taça de vinho que deve ser degustada com vista panorâmica da cidade.

SERVIÇO

La Cité du Vin 

150 – 134 Quai de Bacalan, Bordeaux, França

Horário de funcionamento: 9h30/19h30

Ingressos: 20 euros

Mais informações: www.laciteduvin.com