Você sabia que o açúcar está escondido em quase todos os alimentos que ingerimos? Faça o teste, vá até sua cozinha e pegue um pacote de pão no armário, ou então o ketchup da sua geladeira. Basta uma rápida lida nos rótulos para você descobrir que o grande vilão da saúde está lá, assombrando até os mais inocentes alimentos.

Foi pensando nisso que um nutricionista e personal trainer da Irlanda Dan Sweeney iniciou uma campanha para alertar a sociedade, e principalmente os pais, sobre o açúcar oculto que seus filhos andam ingerindo. Segundo Dan, uma nova portaria da OMS sugere que 10% das calorias diárias que ingerimos venham do açúcar, e isso seria o mínimo para beneficiar a saúde. No entanto, se reduzirmos essa porcentagem para 5% teríamos efeitos positivos adicionais. Essa taxa equivale a:

– 19g para crianças de 4 a 6 anos;

– 24g para crianças de 7 a 10 anos;

– 30g para crianças a partir de 11 anos e adultos.

Parece muito? Pois saiba que 3 bolachas recheadas contêm em média 30 gramas de açúcar, e uma caixinha de 200ml de suco de limão industrializado, 26 gramas. Pois é, já ultrapassou toda a cota diária, não é mesmo?

A recomendação da OMS abrange todos os tipos de açúcar vindo de alimentos presentes no nosso dia a dia, desde frutas e vegetais até produtos industrializados como cereais, leite e achocolatados. Para ficarmos dentro da quantidade diária ideal, nossas dietas deveriam reduzir drasticamente a ingestão diária de açúcar, que hoje é de, em média, 150 gramas.

Confira o vídeo produzido pelo nutricionista, que serve de alerta para buscarmos mais informações sobre os alimentos que estamos pondo na nossa mesa. E veja se com essas imagens não é mais fácil enxergar o que estamos fazendo com nossa saúde:

Fonte: Hypeness

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry