Em tempos de surto de gripe H1N1 em todo o País, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. E a prevenção contra a doença pode começar dentro de casa. Isso porque, além dos cuidados que já estão incorporados à rotina de muitas pessoas, como lavar as mãos com sabão, usar álcool em gel e não dividir objetos de uso pessoal, manter uma alimentação saudável diariamente também pode reduzir as chances de contrair a doença.

Mas, apesar de uma alimentação balanceada ajudar a fortalecer o sistema imunológico, esses cuidados devem ser adotados antes mesmo da gripe aparecer, reforça a nutricionista Nathália Guedes.

“Devemos ter sempre uma alimentação bem variada, com todos os grupos alimentares. Frutas, por exemplo, são ricas em vitamina C e devem ser consumidas diariamente”, afirma a especialista, lembrando que a ingestão in natura, ao invés do suco, é a melhor forma de extrair seus nutrientes.

“Quando optar pelo suco, o ideal é que seu consumo ocorra no mesmo momento do preparo, já que a vitamina C é sensível ao calor, à luz e outras reações químicas”, comenta a nutricionista lembrando que, diariamente, crianças podem ingerir até duas porções de frutas. Já os adultos podem consumir até quatro vezes.

Legumes e verduras também devem ser consumidos diariamente. Lembrando que, quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele será. E uma dica importante se refere à forma de preparo destes alimentos.

“O cozimento deve ser feito com pouca água ou no vapor. Evite bater legumes e verduras no liquidificador porque eles acabam perdendo suas fibras. Já aqueles que puderem, faça a ingestão deles crus”.

Um outro aliado no reforço da imunidade é o complexo B, que, segundo Nathália está presente em vários alimentos, como a mandioca, arroz integral, carne vermelha e inhame. “O inhame é um tubérculo que nos fornece energia e é muito rico em vitaminas do Complexo B, que ao chegar no nosso intestino, fazem a síntese, ou seja, formação de outras vitaminas e bactérias benéficas que fortalecem a nossa barreira intestinal”.

O consumo de alimentos ricos em zinco também é importante. “O peixe e a castanha-do-pará, por exemplo, estão entre os alimentos que são fontes deste tipo de nutriente”.

Por fim, a nutricionista atenta para a importância da ingestão diária de água. “Para aqueles que já contraíram a gripe, ela também auxilia na eliminação das toxinas. Crianças devem ingerir de 1 a 1,5 l de água por dia. Já para os adultos, a recomendação é de 2 a 3 litros.

Fonte: Atribuna