Algumas frutas podem ser congelada inteiras, até com a casca. Já as folhas pedem mais cuidados. Veja dicas e aprenda a congelar os alimentos

Congelar os alimentos é uma ótima forma de armazenamento e conservação, principalmente no dias mais quentes ou para aqueles locais que parecem viver no verão ao ano inteiro. Além disso, a fruta que sai direto do congelador para o liquidificador vira um smoothie refrescante, por exemplo.

Para congelar frutas e legumes é preciso tomar alguns cuidados, como ensina a nutricionista Renata Guirau. Veja as dicas:

Frutas

As frutas, por exemplo, podem ser congeladas inteiras, picadas ou como polpa. “Morangos, laranja, pêssego, abacate, kiwi, goiaba, ameixa, banana, mirtilos e uvas pode, ir ao congelador inteiras, até com a casca”, comenta a profissional.

Já alimentos como mamão, abacaxi, coco seco, manga, melancia e melão devem ser descascadas e cortadas em pedaços antes do armazenamento.

Se a fruta estiver muito madura, a melhor opção é preparar uma polpa. Para isso, a nutricionista sugere bater no liquidificador ou processador o alimento com o mínimo de água possível.

Legumes

Nesse caso, a orientação de Renata é fazer o chamado braqueamento antes do congelamento. O processo é simples: separe dois recipientes com água o suficiente para cobrir os alimentos. Aqueça um deles até fervura da água e no outro, gele o líquido. Pode colocá-lo sob uma vasilha cheia de gelo, por exemplo. Para branquear o legume, mergulhe-o na água em ebulição por 3 a 5 minutos. Em seguida, mergulhe o alimento na água gelada. Na sequência, congele.

Folhas

As folhas não devem ser congeladas, segundo Renata, porque não aguentam a temperatura. “O frio queima as folhas e elas ficam ruins para consumo”, afirma a nutricionista.
A dica aqui é também fazer uma polpa com o alimento, como couve ou espinafre. O preparo pode ser usado depois para uma sopa ou caldo.
As hortaliças podem ser mantidas sob refrigeração em geladeira. Para isso, lave as folhas, seque e guarde em saquinhos com pequenos furos.

Recipiente ideal

Ao falar em congelar alimentos, também é preciso pensar no recipiente que será levado ao freezer ou congelador. É fácil encontrar no mercado sacos plásticos ou potes de vidro para esse fim. E se optar por algo em plástico, escolha um com a indicação BPA FREE. Nesse caso, o recipiente não é feito com Bisfenol A (BPA), substância que faz mal à saúde.

Descongelar

Renata Guirau também ensina como usar os alimentos depois do congelamento. Ela alerta que as frutas apresentam uma mudança na textura depois de irem ao freezer, e aquelas que foram picadas também sofrem alteração no sabor. Como podem não ser agradáveis para serem consumidas in natura, aposte em vitaminas e smoothies.

Os legumes não devem ser consumidos crus. Depois de congelar, separe os alimentos e use para preparos cozidos e assados, como acompanhamento de carnes e aves, por exemplo.

Fonte: Ig