Colher de pau dá gosto aos alimentos? O batedor de claras só serve para bater claras? O que usar para não riscar panelas antiaderentes?

Quando se trata de cozinha e seus utensílios, as opções são diversas e saber usá-los com os materiais e alimentos certos vai deixar a sua vida mais fácil.

Aprenda qual tipo de colher você deve usar e nunca mais se preocupe com riscos surpresa na sua frigideira.

Getty Images
Getty Images

Colher de pau

Um dos itens básicos de qualquer cozinha, a colher de pau normal, feita de madeira, é proibida de ser usada por profissionais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por questões de higiene, pois a madeira pode reter resíduos de alimentos e, assim, proliferar bactérias e fungos. A saída é usar uma de bambu, que é tão firme quanto. Use-a para todas as preparações em panelas, com o cuidado de não raspar o fundo das antiaderentes. E tenha duas: uma para doces e outras para salgados. “Alguns ingredientes, como o alho, podem deixar um residual que interfere em outras preparações, por isso é melhor ter uma para cada”, explica a chef Carole Crema.
Getty Images
Getty Images

Batedor de claras

Apesar do nome, o também conhecido fouet (diz-se fuê) não serve apenas para bater claras. Misturar, aerar e até dissolver grumos são funções do utensílio, que deve ser de inox, a não ser que seja usado em panelas antiaderentes, neste caso é melhor escolher um de silicone. E se engana quem pensa que uma batedeira substitui o batedor. “São coisas diferentes, se eu preciso tirar grumo de um molho não vou colocá-lo na batedeira”, explica a coordenadora do curso de gastronomia da Anhembi Morumbi, Heloisa Rodrigues.
Getty Images
Getty Images

Pão-duro

Na maioria das vezes é feito de silicone ou plástico. Prefira os de silicone, que são resistentes ao calor e podem ser usados em panelas antiaderentes sem danificá-las. Use o pão-duro para retirar todo o alimento de uma panela ou vasilha e para confeitaria em geral, como misturar os ingredientes com delicadeza.
Getty Images
Getty Images

Colher de macarrão

Como o próprio nome diz, a colher de macarrão serve para pegar e escorrer massas, especialmente as longas, como espaguete. Diferente do que alguns acreditam, o buraco no centro da colher não tem a função de medir a quantidade de macarrão que deve ser feito. “Isso é lenda, o furo está ali apenas para escorrer a água, afinal queremos pegar apenas o macarrão”, explica Diego Barreto, professor de gastronomia do Senac. Para medir a porção, é aconselhado usar medidores específicos para isso.
Getty Images
Getty Images

Espátula

Feitas de inox, plástico e silicone, as espátulas podem ser usadas para virar alimentos que estão sendo cozidos e frituras rasas. Mas cuidado com as de plástico: se não forem resistentes ao calor, elas podem derreter. As de inox também podem ser usadas para raspar panelas sem antiaderência e cortar comidas finas.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários