Gastronomia são as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes. O profissional da área domina os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais.

O setor vem registrando um bom desempenho nos últimos anos, o que aquece o mercado tanto para o bacharel quanto para o tecnólogo. Com os eventos esportivos como Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas, a expectativa é que o mercado fique ainda mais aquecido.

A maioria das vagas ainda se concentra na região sudeste, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se localizam os restaurantes de alto padrão e são realizados os maiores eventos turísticos e de negócios.

Gostou de Gastronomia? Confira as carreiras que você pode seguir:

– Chef de cozinha: planejar e preparar cardápios sofisticados de acordo com o tipo de cozinha que comanda;

– Chef pâtissier: especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados;

– Personal chef: atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas;

– Consultoria: prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores;

– Segurança alimentar: fazer vistoria em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas;

– Desenvolvimento de produtos: criar e preparar pratos usando alimento fornecidos por determinada indústria;

– Gestão do negócio: administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.

Fonte: Guia do estudante

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários