Mais da metade dos estabelecimentos de alimentação fora do lar possuem estratégias de fidelização dos clientes. A mais utilizada pelos pequenos negócios do setor é o cartão fidelidade, como revela uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de um milhão de estabelecimentos do segmento em todo o país.

Devido à falta de tempo dos consumidores e o aumento da concorrência, com aplicativos para entrega rápida de refeições, muitos bares e restaurantes estão tendo de buscar alternativas para atrair e fidelizar o cliente.  De acordo com o estudo do Sebrae, as estratégias mais utilizadas por restaurantes e lanchonetes de pequeno porte são: cartão de fidelidade (21%), marketing direcionado (11%), descontos progressivos (11%), condições especiais de entrega (10%), descontos no aniversário do cliente (10%); cupons de descontos (8%).

Os empreendedores do ramo que querem se diferenciar e conquistar cada vez mais clientes devem ficar atentos a alguns fatores fundamentais no processo de fidelização. Confira as dicas do Sebrae:

> Cliente: saiba quem ele é, o que necessita e deseja no momento do consumo. Cada funcionário tem papel fundamental nesse processo.

> Gastronomia: a maior demanda é por pratos bem elaborados e montados. O paladar é uma percepção multissensorial. Por isso, aposte em cores, texturas, sabores e ingredientes exóticos que se diferenciem dos produtos que a concorrência oferece.

> Identidade do restaurante: defina um tema para a experiência e foque na autenticidade.

> Produto de origem: alimentos orgânicos, de produtores locais ou sem conservantes podem agregar valor. A comunicação também é importante nessa hora, pois o cliente deve saber o que está consumindo e perceber que os ingredientes são diferentes dos concorrentes.

> Localização e ambiente: uma bela vista ou um lugar bonito não garante uma boa experiência do cliente, mas pode ajudar. O design do ambiente interno também deve ser pensado.

 

Fonte: Empresas&Negócios

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