• Eis aqui uma sobremesa deliciosa e apreciada pela maioria das pessoas. Eu mesma, não consigo resistir a um cheesecake cremoso, equilibrado e bem assado.

Mas da onde surgiu o cheesecake?

O primeiro cheesecake foi criado nas ilhas gregas de Samos. Esta conclusão foi baseada nas descobertas de formas de queijo que os antropólogos acharam naquela época e lugar, datadas de 2000 a.C.

Na Grécia, o cheesecake era considerado como uma grande fonte de energia e até tiveram relatos que foi servido nos Jogos Olímpicos de Delos em 776 a.C. Incrível, não? Também eram usados como bolo em cerimônias de casamento.

A receita consistia em: farinha de trigo, mel e queijo, bem diferente das receitas que encontramos hoje em dia, não é mesmo?

Quando os Romanos conquistaram a Grécia, a receita veio como mais um motivo de guerra. Mas vocês querem saber de uma coisa: eu também agarro minhas receitas e as guardo bem guardadinhas, pois por trás de uma grande receita, sempre há muita história, sentimento únicos, amor e segredos!

Já que os Romanos agora tinham a receita do cheesecake, resolveram dar uma modificada, acrescentando queijo picado e ovos. Essa mistura era assada em tijolos bem aquecidos e servidos quentes. Será que era tão bom quanto hoje em dia? No mínimo: interessante.

Assim que os Romanos expandiram, levaram consigo a receita e espalharam por toda a Europa.

A partir daí cada país resolveu modificar o modo de preparo e os tipos de ingredientes, mas mantendo o ingrediente principal: o queijo.

Por exemplo, a Itália passou a usar a Riccotta ou o queijo Cottage, os Alemães e os Suecos passaram a usar um queijo que se aproxima muito com a nossa coalhada e as receitas foram variando e se modificando mais e mais.

Os Europeus começaram a usar ovos batidos no lugar de leveduras para a preparação de seus pães e bolos, assim diminuiria o sabor intenso de fermento e a receita se modificou por completo quando os Europeus imigraram para a América, levando consigo suas receitas junto e principalmente a do Cheesecake.

Por volta de 1872, William A. Lawrence, de Chester, Ny, acidentalmente na tentativa de reproduzir um queijo francês chamado Neufchatek, acabou desenvolvendo um método para a produção de outro queijo, no caso: cream cheese, esse queijo cremoso e super presente na maioria das receitas de Cheesecake.

Essa sobremesa é ou não é antiga hein pessoal? E quem imaginou que foi inventada pelos americanos, se enganou por completo!

A variação de queijos usados nas receitas, se dá pelo fato de podermos usar os produtos locais, mais frescos e muitas vezes com custo mais baixo.

O tradicional cheesecake possui os seguintes ingredientes: cream cheese, ovos, açúcar e bolacha para a base.

A partir dessa receita, pode haver inúmeras outras com muitas variações de sabores e coberturas.

Com tão poucos ingredientes, como ele pode ser tão simples e ao mesmo tempo tão complicadinho no modo de preparo?

Pois aqui irei dar algumas dicas que facilitarão na hora do processo:

  • Retire o cream cheese pelo menos 30 minutos antes de começar a produção e claro: utilize um cream cheese de qualidade.
  • Bata o cream cheese juntamente com o açúcar com o Globo da batedeira de 5 a 10 minutos, deixando bem homogêneo e sem grumos.
  • No momento de adicionar os ovos, cuidado: não adicione tudo de uma vez. Vá adicionando aos poucos e sempre parando a bateira e tirando o excesso das laterais da batedeira.
  • Cheesecake gosta de temperatura baixa de forno e tempo de sobra pra ficar lá. Mesmo que demore 4 horas, deixe-o a 100C ou no máximo 160C, assim ele assará perfeitamente, ficando extremamente macio.
  • Não abra o forno no meio da produção, o ar gelado em contato com o vapor quente, pode fazer seu cheesecake rachar e assá-lo demais também. Fique de olho!
  • O cheesecake estará pronto quando no meio ainda parecerá ligeiramente gelatinoso, porém quando o mexemos, estará firme.
  • Desligue o forno e o deixe lá descansando e esfriando no seu tempo, sem ter aquele choque térmico, se possível com a porta entre aberta.

Se vocês seguirem todas essas dicas, juntamente com ingredientes de qualidade e amor na hora do preparo, tenho certeza que ficarão macios e saborosos como precisam ser.

Espero que tenham gostado de mais esse texto e nos vemos na próxima semana!

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
21