Já que estamos em um momento da História onde o Reino Unido não sabe se vai ou se fica, vim trazer pra vocês uma curiosidade sobre uma das tradições em que eles são super conhecidos: o chá das cinco.
O chá chegou na Inglaterra por volta de 1600 quando a Rainha Elizabeth I estreitou relações com a Índia, autorizando assim, sua entrada no país.
Porém, o chá começou a ser consumido depois que O Rei Charles II casou-se com a Catherine de Braganza e trouxe de Portugal a tradição de tomar um chá entre o almoço e o jantar.
A tradição veio com tudo para a Inglaterra, porém, o primeiro evento em que o Chá Das Cinco foi conhecido foi através da Duquesa de Bedford. Conta-se que ela sentia muita fome por volta das 16 horas, então ela pedia que a servissem: bolos, pães, sanduíches, petit fours e claro: uma seleção de chás.
A partir daí, ela começou a enviar cartas para amigos mais próximos, os convidando para participar, tornando-se assim um evento diário.
E claro: com um chá super gostoso e refinado, era preciso acompanhamentos leves e gostosos. Eram servidos: canapés, financiers, madaleines, brioches, scones entre outros.
Quem resiste a um financier, uma madaleine macia, um brioche aerado e um scone bem feitinho?
Eu não, então deixo aqui uma receita de madaleine deliciosa pra vocês tomarem com o Chá das cinco ou um café bem brasileiro!!!
Receita Madaleine
Ingredientes:
- 110g de Manteiga
- 130g de Farinha de trigo
- 10g de Fermento em pó
- Pitada de sal
- 3 ovos
- 100g de açúcar refinado
- 30g de açúcar mascavo
- Baunilha
Modo de Preparo:
- Misturar os ovos, os açúcares e a baunilha.
- Adicionar os secos e mexer até ficar homogêneo.
- Derreter a manteiga e adicionar também com a pitada de sal.
- Reservas na geladeira até que a manteiga se estabilize – cerca de 1 hora.
- Pingar nas forminhas de madaleine e assar a 180 graus até dourar.