Não é todo dia que temos o privilégio de provar sabores que vêm lá do Havaí, destino certo de surfistas e pessoas solares, a mais de 12 mil km do Brasil. Para quem mora em São Paulo, agora dá pra ficar um pouquinho mais perto deste país encantador por conta do Pokee, restaurante havaiano na Rua Augusta que serve pratos rápidos deliciosos e a bom custo-benefício.

Dentro de uma charmosa vilinha onde fica os sorvetes Me Gusta, o local ocupa o antigo endereço do Kaya Kafé. O ambiente tranquilo de decoração minimalista é simplesmente um dos melhores da cidade para quem quer fugir da muvuca cotidiana. Pegando uma mesa próxima a janela que tem vista para uma das poucas árvores da rua (saudades, verde!), meu sábado começou muito bem.

O cardápio do Pokee é enxuto, mas oferece variações para montar o mesmo prato, que é o Pokee, prato típico da culinária havaiana que é basicamente composto por cubos de peixe cru (atum ou salmão) marinados em um molho a base de shoyu, óleo de gergelim, gergelim, cebolinha e arroz.

PokeeAugusta-18

A versão brasileira custa entre R$ 28 e R$ 30 e você pode escolher uma das sugestões do menu, incluindo vegetariana, ou montar um poke para chamar de seu, composto por uma proteína, uma base, um molho, três acompanhamentos e três toppings. Estávamos em duas pessoas e nossos pratos, coloridos, bem servidos e altamente fotogênicos, ficaram assim:

– Atum + arroz integral + molho Tarê + pepino + kani + tomate + coco crocante + chips de batata doce + Wonton (massinha frita, tipo um pastel)

PokeeAugusta-6

– Polvo + arroz branco + molho clássico + milho + kani + cenoura + chips de batata doce + Wonton + cream cheese

PokeeAugusta-9

Preciso dizer que o coco crocante é um dos melhores toppings que você pode adicionar no seu prato, mesmo que não curta muito sabores agridoces. É delicioso! Antes da refeição chegar à mesa é servida uma entrada, cortesia da casa – o que conta muitos pontos, já que em São Paulo os restaurantes regulam até a água. Era uma saladinha de quinoa com atum.

Para beber, escolhemos o suco da casa, o P.O.G, mistura de laranja, goiaba e maracujá, e sim, deu certo. De sobremesa, aquela dúvida eterna: açaí, abacaxi Brûleé (pedaço de abacaxi havaí caramelizado com canela) ou Haupia Pie (tortinha havaiana com recheio de creme de coco servido com compota de abacaxi e sorvete de macadâmia. Fui na segunda opção e dei de cara com uma sobremesa de massa leve, crocante, recheio fluindo e…cheguei aos céus.

PokeeAugusta-16

Com ingredientes saudáveis, ideais para o verão, os pratos são todos frios e bem tropicais. Isso não impede que a gente encha os olhos e o estômago com comida havaiana de qualidade. Fui num dia chuvoso (funciona das 11h30 às 16h, de segunda a sábado) e ainda assim saí de lá feliz da vida, satisfeita por ter mais uma opção interessante na Augusta.

PokeeAugusta-8 PokeeAugusta-12 PokeeAugusta-13 PokeeAugusta-14 PokeeAugusta-19 PokeeAugusta-30 PokeeAugusta-40 PokeeAugusta-50 PokeeAugusta-70

Todas as fotos © Brunella Nunes

pokee-hi4-768x768

Clássico: atum acompanhado de pepino, abacate, amendoim, cebola roxa, gergelim, cebolinha, furikake, molho clássico e arroz branco

pokee-hi-768x768

Versão veggie: Tofu, shimeji, pepino, castanha de caju, molho clássico e arroz integral.

pokee-hi2-768x768 pokee-hi3-768x768

Fonte: Hypeness