O consumidor pode ainda estar pensando no Carnaval, mas as fabricantes já estão divulgando suas apostas para a Páscoa –e os produtos devem chegar às prateleiras ainda neste mês.

As versões “econômicas” dos ovos de chocolate continuam sendo tendência neste ano, numa tentativa de driblar a crise. A Village, por exemplo, tem opções a partir de R$ 8 (ovo de chocolate ao leite com 45 gramas).

Outras fabricantes também seguem esse movimento. “O consumidor está bem mais cauteloso, precisa ser maior o custo-benefício [na compra]”, afirma Joana Oliveira, da Kinder, marca do grupo Ferrero.

De olho no público nostálgico, a Nestlé lança o ovo Surpresa, inspirado no chocolate em tablete que fez sucesso nos anos 80 e 90. O ovo de chocolate ao leite terá como brinde um álbum de figurinhas (150 gramas, preço sugerido de R$ 49). O lançamento atendeu a pedidos de consumidores, mas a empresa diz que ainda não sabe se voltará a vender o produto em sua versão tradicional, segundo André Laporta, representante da marca.

Também com apelo retrô, a Nestlé traz ovos vendidos em latas estampadas com propagandas antigas (170 gramas, preço sugerido de R$ 59).

Óculos, almofada e cesta de R$ 690

Outra estratégia para tentar alavancar as vendas são os brindes que vêm junto com o ovo de chocolate –mesmo que o preço seja mais salgado. Para quem não se preocupa em economizar, há opções de até R$ 690, preço da cesta de couro da Kopenhagen com produtos variados.

A marca lança, ainda, um ovo de chocolate que vem com almofada de pescoço (300 gramas, preço sugerido de R$ 115,90) e outra opção com óculos de realidade virtual (300 gramas, preço sugerido de R$ 115,90).

Aproveitando a temática da crise econômica, a Brasil Cacau oferece um cofrinho com dicas de economia para as crianças, que vem de brinde com o ovo de chocolate ao leite (150 gramas, preço sugerido de R$ 44,90).

Expectativa de alta nas vendas

Os fabricantes também apostam em embalagens diferentes para tentar se destacar e, quem sabe, sair da crise.

O tradicional ovo embrulhado em papel brilhantes que fica pendurado em “parreiras” nos supermercados cada vez mais ganha a concorrência de opções vendidas em caixas ou latas, exibidas nas prateleiras.

“No ano passado a nossa queda das vendas ficou em 22%. Este ano esperamos crescimento de 8 a 12%”, disse Líbero Garcia, da Village. Segundo Garcia, a vantagem de ter embalagens fora da “parreira” é que o produto aparece mais, o que pode atrair o consumidor.

Menos lançamentos

Os produtos foram apresentados nesta terça-feira (7) em evento da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), em São Paulo.

Na comparação com o ano passado, a Páscoa deste ano traz menos novidades: serão 120 lançamentos, número 18,4% menor que o do ano passado (147).

Segundo a Abicab, de janeiro a setembro de 2016, a produção apresentou crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2015. “Começamos a recuperar a produção de chocolate e os esforços das indústrias foram essenciais para proporcionar o índice de aumento”, afirmou Ubiracy Fonseca, presidente da associação.

Veja lançamentos para a Páscoa de 2017

surpresa
A Nestlé trouxe de volta o chocolate Surpresa, que fez sucesso nos anos 80 e 90, agora em formato de ovo. O produto tem 150g e vem com um álbum de figurinhas colecionáveis sobre dinossauros. O preço sugerido é de R$ 49

brasil-cacau
Ovo de chocolate ao leite da Chocolates Brasil Cacau vem em um cofre com dicas para economizar, e tem preço sugerido de R$ 44,90 (150g)

nestle-retro
Com apelo retrô, a Nestlé lança neste ano três opções de latas que acompanham o ovo ao leite. O preço sugerido é de R$ 59 (170g)

lacta-barras-sortidas
Embalagem da Lacta com barras sortidas tem preço sugerido de R$ 15 (215g)

kopenhagen-almofada
Ovo de chocolate ao leite da Kopenhagen vem com uma almofada de viagem de pescoço com estampa do Rei Leão. O preço sugerido é de R$ 115,90 (300g)

ferrero-rocher
A Ferrero Rocher traz ao Brasil o miniovo em formato de bombom, com 125g. O produto, que vem com dois bombons no recheio, já é vendido na Europa, segundo a empresa. O preço sugerido é de R$ 30

cacau-show-recheado
A Cacau Show tem opções de ovos recheados, como o Dreams Mousse de Maracujá (400g, R$ 49,90), e também versões zero lactose (180g, R$ 32,90) e chocolate 70% cacau (360g, R$ 39,90). Os preços dos ovos da marca variam de R$ 14,90 (80g) a R$ 269,90 (2,8kg)

village
A Village aposta nos produtos da personagem Masha e o Urso. O ovo de chocolate ao leite (120g) vem em uma embalagem em formato de caixa, com opções de brindes como uma casinha de brinquedo. O preço sugerido é de R$ 22,90

kopenhagen-cesta
A cesta da Kopenhagen tem produtos como o ovo Língua de Gato trufado, cenouras e coelhos de chocolate. O preço sugerido é de R$ 690

kinder-ovo
Os brindes da Kinder deste ano têm como temas “Velox” e “Reino das Fadas”. Os preços dos ovos variam de R$ 5,59 (20g) a R$ 56,49 (150g)

kopenhagen-oculos
Os óculos de realidade virtual estão entre os brindes disponíveis da Kopenhagen. O produto acompanha o ovo de chocolate ao leite de 300g e tem preço sugerido de R$ 115,90

arcor
A Arcor tem opções de chocolates a partir de R$ 6 (ovo de 45g) e traz a Tortuguita como tema

chocomonstro-cacau-show
A linha Chocomonstros da Cacau Show traz uma touca de pelúcia com movimento, em três opções de personagens, acompanhando ovo de 160g. O preço sugerido é de R$ 49,90

capricho-cacau-show
A Cacau Show traz este ano a caixa Make Capricho, com ovinhos de chocolate ao leite com recheio sabor iogurte de morango e um jogo de pincéis de maquiagem. O preço sugerido é de R$ 39,90

star-wars
O ovo Star Wars é um dos lançamentos da Kinder para este ano e tem versões de R$ 10,59 (20g) e R$ 44,89 (100g)

pretigio
O ovo de Páscoa Prestígio, da Nestlé, ganha este ano a versão “dark”, com recheio de coco e chocolate meio amargo. A empresa não divulgou o preço sugerido do produto (250g)

Fonte: UOL