Empresas como Nestlé, Unilever e Tyson Foods se juntaram a um projeto da IBM para explorar como a tecnologia do blockchain, usada pela moeda virtual bitcoin, pode ajudar varejistas a melhorar a segurança na cadeia de suprimentos de comida – e evitar que frutas e verduras, por exemplo, cheguem estragados às prateleiras dos supermercados. O anúncio foi feito em conjunto pelas empresas na última terça-feira, 22.

Inicialmente usado como sistema de confiança da moeda virtual bitcoin, o blockchain é um sistema compartilhado de dados mantido por uma rede de computadores – ele usa uma “rede de confiança” para verificar dados, ao invés de um órgão central, como acontece no sistema financeiro com o Banco Central, por exemplo. Na cadeia de distribuição de alimentos, o blockchain poderá ser usado para rastrear milhares de pequenas operações na produção e distribuição da comida – ajudando a identificar a fonte de contaminação de um lote de produtos, por exemplo.

A rede varejista Walmart também está participando dos testes, e trabalhou com a IBM desde outubro para rastrear o movimento dos produtos alimentícios. “Não é só sobre criar a tecnologia, mas também sobre construir um ecossistema”, disse Brigid McDermott, vice-presidente de negócios de blockchain da IBM.

Em junho, o Walmart disse que testes feitos com a tecnologia ajudaram a empresa a reduzir o tempo de rastreamento de um carregamento de mangas, podendo perceber antes se a carga estava estragada. Hoje, problemas com a qualidade dos alimentos custam dezenas de milhares de dólares ao Walmart mensalmente.

Para céticos, ainda vai levar tempo para que a tecnologia possa ser usada na prática. Para as empresas, no entanto, o importante é focar no desenvolvimento. “Não dá para acreditar que isso é uma grande coisa com testes de dois dias e poucos fornecedores. A chave é envolver a indústria, compartilhar dados e descobrir que a segurança alimentar não vai ser um problema de concorrência no futuro”, disse Howard Popoola, chefe de segurança da Kroger, uma das empresas participantes dos testes.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry