Publicação maior da gastronomia mundial, o guia Michelin premia com suas famigeradas estrelas os melhores, mais refinados e importantes chefs do mundo há mais de um século. Receber uma, duas ou – título para poucos – três estrelas no guia é garantia de excelência, sabor e, com isso, sucesso.

Costumeiramente, os melhores e mais caros restaurantes do mundo são agraciados com as estrelas – mas esse padrão mudou, e radicalmente: em Singapura, agora é possível degustar um prato do nível do Guia Michelin no meio da rua, e por menos de dois dólares.

Chan6 (1)

O mais novo detentor de uma estrela no Guia Michelin é Chan Hong Meng, um chef de Singapura, especializado em um frango ao molho de soja no estilo de Hong Kong. A peculiaridade do “restaurante” de Chan é ser, na realidade, uma humilde cabine, em um mercado ao céu aberto – o que permite que as longas filas possam se estender – localizado em uma rua movimentada.

Chan4

People queue outside hawker Chan Hong Meng's Michelin star awarded stall, for his soya sauce chicken rice and noodle at a food market in Singapore, July 22, 2016. REUTERS/Edgar Su

O prato é vendido por apenas 1,50 dólares, e Chan e seu frango vêm mantendo sua fiel clientela há 35 anos.

Chan1As filas começam muitas vezes antes mesmo de Chan abrir sua tenda, às 9h30 da manhã. “Eu fiquei muito feliz em receber o prêmio”, disse Chan, ainda incrédulo, e sem mudar em nada sua agora premiada rotina de chef.

Chan5

Por que me escolheram? Eu não sei. Já havia ouvido falar no prêmio, mas nunca achei que tivesse a ver com meu negócio”, ele disse. E talvez ele tenha razão: não tem mesmo a ver com seu “negócio”, mas sim, com a qualidade de sua comida, esteja ela onde for, custe ela o quanto custar.

Chan3