Sergio Gamberini, presidente da italiana Ocean Reef Group descobriu uma nova maneira de cultivar alimentos, através da imersão de estufas no fundo do oceano. O projeto intitulado Nemo’s Garden (O Jardim do Nemo) teve início há três anos e hoje conta com cinco estufas subaquáticas no formato de balões transparentes imersas, localizadas ao largo da costa de Noli, Itália, à aproximadamente oito metros abaixo do Mar Mediterrâneo.

A alternativa é uma ótima opção para o desenvolvimento agrícola em locais onde com condições climáticas inconstantes. As estufas absorvem propriedades marinhas ricas em nutrientes para as plantas. A grande quantidade de dióxido de carbono permite que os vegetais cresçam de maneira mais rápida que se cultivados na terra.

Alimentos como manjericão, alface, feijão e morango estão sendo cultivados no momento. A companhia pretende explorar a plantação de outras espécies que se desenvolvem em ambientes úmidos, como cogumelos. A difusão do Nemo’s Garden em lugares que sofrem com alterações climáticas, como secas, seria uma nova esperança e traria novas expectativas para o meio agrícola.

A Ocean Reef Group quer estudar as possibilidades de produção em grande escala das estufas ainda neste ano, a fim de proporcionar uma nova alternativa para a produção responsável de alimentos.

oceano1

oceano2

oceano5

oceano6

oceano7

oceano8

oceano9

oceano10

oceano11

oceano12

Fonte: Hypeness