Uma coisa que conquista o brasileiro é ver a mesa farta. A prova disso é a popularidade do rodízio no país. Na onda da inovação, tem empresário fazendo rodízio de hambúrguer e de pastel.

Existe rodízio de pizza, de churrasco, de comida japonesa. O casal Vitor Duarte Gomieiro e Suemy Tanaka pensou: por que não de hambúrguer? O rodízio mudou a cara da lanchonete deles, que não andava muito bem das pernas. Ano passado vivia vazia e hoje fica lotada.

Para oferecer o rodízio, foi preciso criar os mini-hambúrgueres. O consumidor pode até comer mais hambúrgueres, mas na prática, isso não aumenta os custos para casa. Os empresários calcularam tudo: com o hambúrguer tradicional, o consumo por pessoa era de 300 gramas de carne por refeição. No rodízio, continua exatamente o mesmo, só que dividido em cinco mini-hambúrgueres, de 60 gramas cada.  O que importa é que, para o cliente, a sensação é de vantagem. “Se vier um cliente e comer 12 hambúrgueres, tem um que come menos e acaba compensando”, explica Suemy.

O cliente pode experimentar 12 sabores diferentes: tem carne bovina, de frango, pernil, calabresa, vegetariano, com queijo, bacon, saladas. O pessoal da cozinha teve que passar por muito treinamento. Eles fazem 30 hambúrgueres a cada seis minutos.

A possibilidade de comer vários sabores de uma só vez atrai muito o público. Por R$ 39,90, a pessoa tem direito a hambúrguer e batata frita à vontade. Como as pessoas vão pedindo aos poucos, ficam mais tempo na mesa. Resultado: dobrou o consumo de bebida, que é paga a parte. Hoje, a casa fatura R$ 70 mil por mês, um aumento de 70% no faturamento.

Essa moda está se espalhando. A outra novidade é o rodízio de mini-pastéis. A ideia foi a aposta de uma rede de franquias para se diferenciar. O rodízio só é servido à noite e a casa oferece desde pastéis tradicionais de queijo e carne até novidades como pastel com massa de chocolate.

“Em um momento de crise, é difícil achar um negócio que a gente começa e com um mês, um mês e meio, tá vendo a casa cheia, clientes voltando, tá sendo muito bom”, comemora o franqueado Ricardo Nakatani.

Na unidade de Ricardo, o sistema foi instalado há pouco mais de um mês e aumentou o faturamento em mais de 20%. São 1,5 mil pasteis por noite de rodízio. O pastel é preparado durante o dia e congelado. Na hora de servir, frita em minutos. O rodízio custa R$ 34,90 e a ideia é espalhar a novidade. “O plano é a abertura de mais dez lojas até o meio de 2018, 10 lojas de rodízio em São Paulo, e alcançar o número na rede de 60 lojas até o final de 2018”, afirma o franqueador Marcos Nagano.

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Fonte: G1