O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros – só perde para a água, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Essa paixão pelo café pode ser justificada pelo seu sabor, cheiro característicos, propriedades energéticas e momentos aos quais ele frequentemente é associado, como as situações de lazer e reuniões entre amigos que são regadas a xícaras da bebida.

Essas experiências em que o café é protagonista foram a inspiração para que os quatro amigos e sócios André Veneziani, Ludger Tamaoki, João Aleixo e Marcus Kurle decidiram fundar a My.Café, empresa de café em cápsulas.

Unindo os conhecimentos que cada um tinha de suas experiências profissionais, os administradores Veneziani e Kurle, o engenheiro químico Aleixo e o bacharel em desenho industrial Tamaoki começaram a pensar em criar um negócio no final de 2016. “Foi assim que nos deparamos com o mercado de café e vimos que ele era gigante e que estava passando por um momento de inovação com o surgimento de das cápsulas de café. Ainda assim, era um mercado desafiador por contar com muitas marcas fortes já consolidadas. Por isso, criamos uma nova proposta para além de vender o café: queríamos vender experiências e momentos”, afirma Veneziani, CEO da empresa.

Após 9 meses de estudos e com um investimento inicial de R$ 500 mil, os quatro sócios conceberam a My.Café em setembro de 2017.

A empresa, que funciona exclusivamente pelo e-commerce, optou pelo formato do café em cápsula. “Escolhemos esse modelo por entender que os jovens de hoje, os millennials, são quem mais consomem café. Também entendemos que as cápsulas tendem a crescer muito nos próximos anos por serem uma forma conveniente e prática de se consumir sempre o mesmo e bom café”, diz o administrador.

A empresa tem quatro tipos de cápsula, com diferentes aromas, de acordo com os fundadores. Todos eles são produzidos a partir de grãos brasileiros cultivados por um representante da marca e moídos e encapsulados por empresas terceirizadas.

O valor de um kit com dose cápsulas do mesmo sabor sai a partir de R$ 19,80, além de outras opções de pacotes no site. “Mais do que vender café, queremos vender o conceito de momento e de experiência de se consumir a bebida. Nossa meta é vender, até o final do ano, 50 mil cápsulas”, afirma o CEO. “E, para cada 1 quilo de café vendido, nós doaremos 1 litro e meio de leite para uma instituição de caridade”, diz Veneziani.

No futuro, a My.Café pensa em criar um modelo de clube de assinaturas. Vender café de forma diferente das cápsulas é outra possibilidade considerada pelos sócios da empresa.

Fonte: PEGN