As receitas de brigadeiros vêm sendo remodeladas nos últimos tempos. Além de variações já tradicionais, como os recheados com uva ou morango, docerias brasileiras inovam com coisas como o brigadeiro de paçoca e o de café. E uma loja do Espírito Santo chama a atenção com um doce que, além de deixar a boca dormente, tem uma formiga saúva na decoração.
O efeito anestésico do brigadeiro é causado pela cachaça de jambu, uma erva típica da região Norte. Como a dormência de partes do corpo é muitas vezes chamada de “formigamento”, o chef Fábio Corrêa, da Finesse Doces Finos, localizada em Serra, no Espírito Santo, decidiu brincar e decorar o quitute com uma saúva.
Fábio destaca a importância dos ingredientes brasileiros, que vêm ganhando destaque na culinária daqui e do exterior. Enquanto o jambu é típico da região Norte, comer formigas saúva rainhas, conhecidas como içá ou tanajuras, é uma tradição que nasceu com os índios, passou para os sertanejos e tropeiros e hoje se mantém viva, especialmente no Nordeste.
Brigadeiros com formiga saúva na Serra por GazetaOnline
Todas as imagens: Divulgação
Fonte: Hypeness