Muitos empreendedores do ramo de alimentação desejam que seu negócio tenha visibilidade na mídia, mas não sabem por onde começar. Chegar até um jornalista ou um veículo pode não ser fácil. Ainda que a contratação de uma assessoria de imprensa seja um bom caminho, nem todos os estabelecimentos têm condições de fazer esse gasto.

Patricia Oyama, diretora de redação da revista Casa e Comida, Roberta Malta, editora de lifestyle da Marie Claire, e  Paulo Mussoi, colunista do jornal O Globo, falaram sobre o assunto durante o PEGN Labs, evento destinado a empreendedores do setor de bares e restaurantes que ocorreu hoje (27/3) em São Paulo. Os jornalistas gastronômicos listaram cinco dicas essenciais para quem quer trazer destaque midiático para o seu negócio.

1. Tenha vontade de aparecer
Pode parecer óbvio, mas o dono do negócio precisa ter abertura para participar de uma reportagem. Na maioria dos casos, a redação possui uma maneira padronizada de trabalho. Na Casa e Comida, por exemplo, os pratos são fotografados em estúdio, então o chef precisa dar o prato para a produção da revista. “Alguns chefs só deixam o prato ser fotografado em seu restaurante e com determinada louça. Para nós, isso não funciona”, afirma Patricia Oyama. É necessário ajudar o jornalista na produção da matéria.

2. Crie uma relação com os jornalistas
Muitas empresas contratam uma assessoria de imprensa e esperam resultados imediatos. No entanto, é necessário ter paciência para criar uma boa relação com os jornalistas. “Muitas vezes sou convidada para jantares, não dou nenhuma matéria sobre isso naquele momento, mas guardo na memória para futuras pautas”, diz Roberta Malta. O importante é estar sempre em contato com as redações. No momento certo, a casa terá o devido espaço.

3. Saiba por que você quer o destaque
Para aparecer na mídia, é importante definir qual é seu objetivo. Se você não almeja um crescimento muito grande, pode abrir mão de uma assessoria de imprensa. Mas, se o intuito é aumentar sua divulgação saindo em diversos veículos, contratar um serviço especializado pode ser o melhor caminho. “Nos meus anos de experiência, vi muita gente contratando assessoria e outros descontratando. Tudo depende de qual é a meta do seu negócio”, afirma Paulo Mussoi.

4. Invista em um bom fotógrafo
De acordo com Patricia, mesmo sem uma assessoria, é indispensável ter boas fotos. Na maioria dos veículos, principalmente os impressos, uma foto de divulgação pode fazer a diferença na hora de o jornalista aceitar a sugestão de pauta. Roberta acrescenta que a apresentação, no caso de um prato ou de um drinque, é essencial. “Nós, da revista, vamos sempre falar com aquele chef que nos faz comer com os olhos. Acabamento é tudo”, afirma.

5. Aposte nas redes sociais
Para aqueles que não têm uma assessoria de imprensa, a dica mais valiosa é investir em marketing digital. As redes sociais são ótimas ferramentas para auxiliar o empreendedor. Além de servirem como divulgação para o público em geral, os perfis chamarão a atenção da imprensa também. “Hoje, não existe botequim que não tenha sua página no Facebook”, diz Mussoi.

Fonte: PEGN