Falta de espaço não impede ninguém de cultivar em casa ervas aromáticas e alguns legumes e verduras – os vasinhos são tão populares que estão à venda até em supermercados. Mas o que pouca gente imagina é que é possível cultivar também frutas em casa, ou melhor, minifrutas. Se depender de Hiroatsu Sumiya, todo mundo poderia ter um pomar no apartamento.

O produtor se especializou na produção de bonsais frutíferos, que cultiva em Biritiba Mirim, no interior de São Paulo. Ele tem mudas de miniromãs, miniacerolas, figos, amoras, jabuticabas, pitangas, entre outras variedades de miniaturas.

As miniaturas de árvores frutíferas não são fáceis de cuidar como as ervas aromáticas. Exigem cuidado diferente conforme a época do ano. No verão, é preciso regar todos os dias, mas de modo controlado para não apodrecer as raízes. No inverno, elas pedem água apenas duas ou três vezes por semana.

As plantas têm de ficar expostas ao sol por pelo menos meio período do dia e, como num pomar de verdade, precisam de adubação a cada dois meses. Por fim, devem ser podadas. A ordem é: “Nasceu a flor, deu o fruto, colha e faça a poda”, ensina Hiroatsu.

O mais difícil, no cultivo de bonsais frutíferos, é ter paciência: a primeira safra pode levar muito anos, como no caso da jabuticaba, que leva 15 anos para frutificar. A pitangueira leva pelo menos cinco anos, e a acerola dá frutos o ano todo, mas só depois de dois anos. Outras espécies requerem menos paciência, como a amora, que dá frutos em seis meses, ou a miniromã que leva seis ou sete meses para frutificar.

As primeiras frutas são pequenas, mas, conforme o bonsai envelhece, os frutos ficam maiores e duram mais. Bem cuidadas, as árvores vivem décadas. Os bonsais frutíferos estão à venda na Ceagesp. A caixa de três vasos custa R$ 30.

SERVIÇO

Flora Sumiya

Ceagesp – Pavilhão Mercado Livre do Produtor

Av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, box 44, coluna 22, Vila Leopoldina

Quando: terças e sextas-feiras, da meia-noite às 8h30

Mais informações: florasumiya@gmail.com

Fonte: Paladar

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

comentários