Olá amigos,

Hoje, em nosso bate papo, continuarei falando sobre pontos importantes dentro do mundo empreendedor e que muitas vezes nós esquecemos.

Sempre gosto de bater em três pontos principais dentro do empreendedorismo, que são: Pessoas, Processos e Produtos.

A grande maioria dos empreendedores, gastam muito tempo pensando e falando em processos e produtos e quando falam em pessoas, pensam somente na equipe: Como treinar a equipe? O que fazer e o que não fazer?, entre outros.

Porém, acabam esquecendo de uma das pessoas principais dentro do processo, que nada mais é do que ele próprio.

É muito comum o empreendedor preparar a equipe e não se preparar para um momento tão “complicado” que é empreender, ainda mais em um país em que as regras mudam o tempo todo.

Portanto na matéria de hoje eu vou explicar como o empreendedor deve se preparar e o que deve levar em conta no momento de abrir o seu negócio; Em como preparar toda a equipe e não esquecer de se preparar.

Uma das coisas fundamentais que muitas vezes um empreendedor esquece de trabalhar, é em relação ao seu lado emocional … Sobre sua inteligência emocional.

Como eu devo me preparar para lidar com pessoas com perfis diferentes do meu? Pessoas que tem valores diferentes, pensamentos e ideias diferentes das minhas?

É muito comum o empreendedor colocar o seu amor, os seus valores nos empregados, para que assim eles tenham a mesma paixão pelo negócio.

Sendo assim, como ter inteligência emocional para lidar com essas situações? Como não me contaminar pelas diferenças? E como eu posso contaminar positivamente as pessoas que estão a minha volta?

À partir dessa discussão irei disponibilizar a vocês aqui no site, um questionário extremamente simples, para que possam saber qual o perfil de vocês dentro da inteligência emocional. Como você lida e o quanto a inteligência emocional influencia na relação com seus funcionários? Dentro dos 3 P´s, quando se trata de PESSOAS, é mais do que necessário, você, empreendedor, se incluir nessa história. Muitas vezes o empreendedor esquece dele, e, esquece também que as pessoas tem valores diferentes.

Inteligência emocional é saber lidar com as diferenças … Como você vê as diferenças? Você tem facilidade em lidar e entender o outro lado da mesa? Perceber que os seus funcionários muitas vezes não terão o mesmo amor que você tem pelo negócio, te faz contaminar-se com essas divergências?

Como você lida com funcionário que chega atrasado por exemplo? Situações assim estragam o seu dia?

Lembrando que, nos negócios referente a restaurante e atendimento ao cliente, essas situações ficam muito claras para o cliente quando ele chega no seu estabelecimento. O cliente percebe quando o clima está ou não “pesado”; O mau humor de quem o atende, a gritaria, a má vontade, entre outros …

Outro dia eu fui a um restaurante com minha esposa e fiquei maravilhado, pois a menina que nos atendeu era muito simpática. Era nítido o quanto ela estava feliz em trabalhar ali. O que eu fiquei pensando foi: ‘ Será que ela ganha mais do que os outros por trabalhar ali? … Claro que não!’

A questão é que o trabalho que o gestor realiza em cima daqueles funcionários, valorizando-os, entendendo o jeito de cada um e sabendo o que é importante para eles, acaba por trazer os funcionários para perto dele.

Portanto, muitas vezes, não tem nada a ver com dinheiro, e sim com os valores. No momento em que o empreendedor conseguir resgatar os valores das pessoas, e que de fato elas são importantes para a empresa, mais resultados terá.

É um grande desafio para o empreendedor, pois não é fácil mudar o seu jeito de pensar. Lembrem-se: para mudar um hábito ou um comportamento, demora-se em média três meses, portanto é preciso encarar o desafio. Essa é a grande “sacada” do negócio. Você precisa se adaptar a cada estilo dos funcionários. Quanto mais motivados os funcionários estão, mas o negócio acontece com sucesso.

É muito importante que todos preencham o questionário para entender o nível de inteligência emocional. E assim ter a percepção do que é preciso mudar em si.

Lembrem-se: ‘ A MUDANÇA É UMA PORTA QUE SE ABRE POR DENTRO’

Quer testar a sua inteligência emocional? Faça o download do arquivo abaixo e teste.

AUTODIAGNÓSTICO – INTELIGENCIA EMOCIONAL

Um grande abraço a todos e até a próxima.