A receita, que já era famosa, se multiplicou. Em sua sexta edição, o Rio Gastronomia deixou o Jockey e dobrou de tamanho em novo point carioca, na Região Portuária. Em sete dias de evento, nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, o público pôde conferir as delícias de 40 quiosques de restaurantes premiados, food-trucks e bares, além das concorridas aulas com chefs estrelados e das requisitadas provinhas. O tempero contou ainda com shows, feiras de pequenos produtores do interior do Estado, atividades infantis e a paisagem da Baía de Guanabara ao fundo.

— As mudanças que fizemos neste ano foram fundamentais para o crescimento do evento. Saímos do Jockey para o Píer Mauá buscando mais conforto, um espaço com mais opções de comida, lugares para sentar e atividades na programação. Conquistamos um novo público, tornando o evento ainda mais democrático, tudo a ver com a Região Portuária, que representa a redescoberta do Rio pelo carioca — destacou Sérgio Abdon, gerente de projetos especiais do GLOBO.

A troca de endereço agradou ao público. Ontem, teve gente que chegou ao meio-dia e estava por lá até o fim da tarde. Foi o caso da família da professora de educação física Janaína Viana.

— Tinha que ter Rio Gastronomia todo final de semana. Com a região revitalizada, a família carioca se sente estimulada e segura para visitar a área com esse evento maravilhoso — elogiou Janaína.

Os chefs também aprovaram a novidade, como Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, veterana no Rio Gastronomia.

— Recebemos gente de todos os cantos do Rio. Vi a alegria no rosto das pessoas encontrando os chefs — disse Kátia.

Rafa Costa e Silva, que este ano levou o prêmio Rio Show de Gastronomia em dose dupla, de Melhor Chef e Melhor Contemporâneo, também era só elogios. Foi sua estreia com um quiosque no evento, de seu premiado restaurante Lasai, que fez sucesso com empanadas, sanduíches e um bolo de fubá com creme.

— Adorei participar. A organização foi espetacular. O espaço e a vista da Baía são impressionantes — ressaltou Rafa.

Estoque reforçado e esgotado

Os produtores do interior do Estado também ficaram satisfeitos com o novo espaço e, de quebra, com as vendas. Firmino Aguiar, da Salsicharia Santana, em Nova Friburgo, era só sorrisos.

— Com o espaço maior, conseguimos trazer quase duas toneladas de produtos. E vendemos tudo. Mesmo com a crise, as pessoas não deixaram de comprar: usaram o cartão de crédito.

Na Feira de Cachaças, os produtores comemoraram o sucesso.

— A ideia do Bar de Caipirinhas nos ajudou ainda mais na divulgação — elogiou Lúcio Gama, da Cachaça Pedra Branca.

Ontem, o público aproveitou ainda a programação infantil com o chef francês Frédéric Monnier; um bate-papo com Alana Rox, apresentadora do “Diário de uma vegana”, do canal GNT; e aulas com os chefs Elie Hasky e Satoshi Kaneko, do Ten Kai; com Daniel Lameirão, da Deli Delícia, e com Jimmy McManis, do Ogrostronomia, entre outras. O show de Rodrigo Santos, ex-Barão Vermelho, com sucessos da banda, fechou a noite.

O Rio Gastronomia, uma realização O GLOBO, é apresentado pela RioTur e Sistema Fecomércio RJ, com patrocínio master de CEG e Santander e patrocínio de Maturatta Friboi, Cerveja Therezópolis e Sebrae. O evento tem ainda o apoio de Air France, Deli Delícia, Água Mineral São Lourenço e Azeite Andorinha e parceria com Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio).

Fonte: O Globo