O carioca é um dos mais ávidos consumidores de alimentos congelados no país, principalmente de pratos prontos, conta Cecília Mondino, diretora de Marketing da Sadia, marca da BRF que lidera a lista de preferidas pelo morador do Rio no segmento. Ela explica que, além de conveniência e praticidade, o consumidor procura produtos mais saudáveis:

— Ninguém come lasanha todo dia. Cresce o apelo por produtos com sabor caseiro e sem conservantes. Este ano, relançamos toda a linha de congelados da Sadia com 30% menos sódio.

A Sadia criou ainda bandejas de refeições completas para o dia a dia. Outro destaque é a linha pronta para cozinhar desenvolvida em parceria com o chef inglês Jamie Oliver. A proposta é a retomada do hábito de cozinhar, com cinco opções de produtos.

Já a Perdigão, empresa irmã da Sadia, aposta em atender a diferentes perfis de consumidor. Numa ponta, oferece a linha Meu Menu, com opções de pratos individuais congelados. De outro, criou pratos prontos para toda a família, com refeições como feijoada e bife à parmegiana que servem quatro pessoas.

“A Perdigão é a marca líder em pratos prontos no Rio, segundo dados da Nielsen. E segue crescendo. O consumidor tem evoluído. As pessoas trabalham fora e querem maior praticidade ao cozinhar, atentas à relação custo/benefício”, explica Cecília Alexandre, gerente de marketing da Perdigão.

A Seara, da JBS, está investindo em exposição de marca. A empresa tem ações no Projeto Orla Rio, patrocina espetáculos culturais em cartaz na cidade, além de ter um Social Food Truck. Ele oferece refeições criadas com produtos Seara e assinadas por chefs de renome. O pagamento pode ser feito via compartilhamento da refeição em redes sociais.

Os novos produtos têm como foco principal praticidade e refeições mais saudáveis. Pizzas e lasanhas integrais estão entre os lançamentos. Empanados para micro-ondas e pratos mais elaborados também são novidades.

“A linha de congelados acaba vendendo muito bem no cenário de crise seja porque o consumidor opta por outras proteínas, ou por aumentar a procura por pratos prontos, pois a crise afeta o consumo fora de casa”, diz Eduardo Bernstein, diretor de Negócios de Industrializados e Suínos da JBS Foods.

Fonte: PEGN