Com certeza você já se questionou quanto ao desperdício de comida. Aquele restaurante por quilo, os alimentos que acabaram de vencer nas prateleiras, a padaria que descartou o pãozinho de ontem. Agora chegou a hora da pauta ser brasileira.

A advogada Daniela Alvares Leite se assustou com a quantidade de alimento jogado fora quando levou o filho Pedro para conhecer o Ceagesp, em São Paulo. São 101 toneladas de alimentos jogados no lixo – diariamente. No entanto, sabe-se que lá existe um Banco Ceagesp de Alimentos (BCA), que doa uma média de 160 toneladas de alimentos impróprios para o comércio, mas próprios para o consumo, por mês – ajudando 130 entidades que atendem um total de 29 mil pessoas. Mas fazendo as contas, ainda sobra muito, certo?

Foi com essa consciência que a Daniela se juntou com mais dois amigos e criou o site Comida Invisível que atua com campanhas e ações de conscientização para conter o desperdício.“Queremos resgatar o respeito pela produção, estancar o desperdício e ver brotar a consciência criativa, que nutre e dá vida”, eles completam.

E a nova empreitada agora é a criação de um food truck de Comida Invisível, que surge de um cardápio cheio de receitas que explorem o reaproveitamento integral dos alimentos. E além de petiscos, vão rolar dicas para você também parar de jogar comida fora.

Só para reforçar:

14,96 milhões de toneladas de alimentos próprios para consumo são desperdiçadas anualmente no Brasil, sendo que 20,4 milhões de brasileiros poderiam ser alimentados e 13 milhões ainda passam fome no país.

O grupo também está com uma campanha no Catarse para arrecadação de fundos para a realização do Food Truck. Vale a pena dar uma olhada.

Fonte: Hypeness