Quando nos deparamos com uma atitude preconceituosa, é comum bater aquela sensação de que algo precisa ser feito para mudar essa questão. Mesmo assim, parece que a preguiça fala mais alto – exceto no caso do padeiro Aderson Arendt, de Curitiba, que resolveu aumentar a conscientização de seus clientes a respeito da homofobia.

Para a tarefa, Aderson utilizou uma mídia antiga, mas bem conhecida dos frequentadores da sua padaria, a Magia do Pão: o próprio saquinho do pão, onde mensagens contra a homofobiaforam impressas. Segundo contou em reportagem ao G1, a ideia surgiu após ver várias pessoas sofrerem preconceito tanto em seu estabelecimento quanto em outros locais. Foi quando percebeu que precisava agir.

Assim, imprimiu a mensagem “Homofobia é crime. Direitos iguais é inclusão social” em 500 mil saquinhos de pão, além de instalar um painel luminoso no estabelecimento para reforçar a mensagem. A possibilidade de afastar alguns clientes com a medida não o incomoda, pois contapreferir que pessoas preconceituosas deem a meia volta e nem entrem na padaria.

“Recentemente percebi uma cena em um restaurante que me deixou muito constrangido. Em uma mesa estava um grupo de gays e na outra havia várias pessoas tirando sarro e brincando com a situação”, contou Aderson. “Eu me senti muito mal e constrangido. Não sabia nem como reagir ou ajudar”, acrescentou o padeiro.

O comerciante destacou ainda que a maioria dos clientes da padaria aprovou a iniciativa. “As pessoas que vierem aqui e tiverem preconceito, prefiro que dêem meia volta e nem entrem”, completou o comerciante. Nesta primeira etapa da “campanha”, foram impressas mensagens em 500 mil pacotes. Arendt está no segundo casamento e tem seis filhos.


homofobia2 homofobia3 homofobia4

Fonte: Hypeness/ G1