A nova “música de elevador” é “Shape Of You”, de Ed Sheeran. Uma playlist gerada por algoritmos e usada em grandes redes de restaurantes, supermercados e revendedores ao redor do mudo está fazendo as pessoas gastarem mais. A informação foi publicada pelo jornal “The Guardian”.

A conclusão veio de um estudo promovido pelo Swedish Retail Institute (Instituto Sueco de Varejo) em colaboração com uma start-up chamada Soundtrack Your Brand (Trilha Sonora da Sua Marca). Eles descobriram que algumas músicas aumentam as vendas em até 9,1%. E a principal delas é “Shape Of You”.

A pesquisa foi conduzida em uma cadeia americana de hambúrgueres na Suécia e analisou duas mil compras. Os pesquisadores compararam as diferenças de vendas quando as músicas selecionadas estavam tocando ou não.

O resultado foi que as vendas de hambúrgueres aumentaram 8,6%, de batas fritas subiram 8,8% e de sobremesas cresceram 15,6%. A conclusão dos pesquisadores foi: “se você gosta da música, você compra mais batatas fritas”.

De acordo com o pesquisador Charles Spence, é como escolher entre um vinho francês e um alemão. Se você ouvir uma música francesa no momento da compra, o vinho francês vai ter uma ligeira vantagem na escolha.

Não por acaso, a letra de “Shape of You” tem os sugestivos versos: “Eu e você somos frugais, então vamos àqueles restaurantes em que se pode comer tudo o que aguentar. Encha a sua bolsa e eu encho o meu prato”.

Alguns estudos já haviam comprovado que música clássica faz as pessoas gastarem mais dinheiro enquanto existem outros estilos que fazem o consumidor comer e beber mais rapidamente em um bar ou restaurante.

Mas a pesquisa sueca foi a primeira a examinar o impacto que as playlists com curadoria para uma marca específica impactam nas vendas. Aparentemente, músicas “acolhedoras, modernas e expressivas” combinam com os restaurantes com vontade de devorá-los.

Fonte: Uol