A francesa Françoise Lindemann, proprietária do hotel La Borie, em Búzios, morreu na tarde desta quarta-feira (05) em Paris. Ela foi uma das grandes entusiastas da gastronomia buziana, com três décadas à frente do restaurante Chez Françoise, um dos primeiros a ter chef na Praia de Geribá.

Carismática e elegante, Françoise espalhava sua alegria por onde passava. Antes de apaixonar-se pelo balneário, morou na África com o marido Paul, e trabalhou em diversos projetos sociais. De lá, partiu para a Itália. Em férias pelo Brasil, descobriu as praias que encantaram Brigitte Bardot e fixou residência no balneário, inaugurando o hotel La Borie. Nas paredes do restaurante, exibia suas coleções de moedores de café, corujas e caixinhas de prata.

Pratos do Chez Françoise, no La Borie, em Búzios

Desde a abertura do hotel, sua preocupação foi em oferecer comida de qualidade. Há seis anos, criou o festival Les Pantagruels, com a intenção de unir a gastronomia francesa e brasileira. Para o evento, fazia questão de convidar chefs estrelados, como Marc Meurin, duas estrelas no guia Michelin (Château de Beaulieu, Relais & Chateaux); Patrick Gauthier, uma estrela no guia Michelin (La Madeleine); Emmanuel Ruz, uma estrela no guia Michelin (Lou Fassum); Didier Aniès chef M.O.F, uma estrela no guia Michelin (Grand Hotel du Cap Ferrat), entre outros.

Neste ano, Francçoise planejava o Les Pantagruels para o período de 25 a 30 de outubro. Segundo os familiares, o evento permanece para atender o desejo da empresária.

Françoise deixa o esposo Paul e três filhos. O enterro será em Paris.

Fonte: O Globo