A origem do tiramisù, famoso doce italiano que leva café, chocolate e queijo mascarpone na sua composição, foi modificada mais uma vez. Ao invés de ter surgido na cidade de Treviso, na região do Vêneto, a sobremesa agora teria sido inventada entre os municípios de San Canzian d’Isonzo e Tolmezzo, na região de Friuli-Veneza Giulia.

É o que diz o livro “Tiramisù: Storia, Curiosità, Interpretazione del Dolce Italiano Pìu Amato” (“Tiramisù: História, Curiosidades, Interpretações do Doce Italiano Mais Amado”) das italianas Clara e Gigi Padovani e que foi apresentado no Salone del Livro de Turim na sexta-feira (13).

“Ponto e basta. Se outros copiaram [o doce] o fizeram bem por que é o melhor”, disse o presidente da região do Vêneto, Luca Zaia.

“Sobre a ‘paternidade’ do tiramissú podem também escrever que o inventaram na Bulgária, mas a realidade histórica, documentada e certificada, até com uma escritura, é que quem o inventou foi Ada Campeol com ajuda do cozinheiro Paolo ‘Loli’ Linguanotto, no [restaurante] Le Biccherie em Treviso”, rebateu o presidente.

“Não é a primeira vez que se tenta ‘roubar’ de Treviso essa excelência. Em todos os setores, o melhor vem ‘clonado’, da Ferrari aos grandes vinhos e às grandes grifes de moda”, afirmou Zaia.

“O livro em questão recolhe 23 ‘variações sobre a receita’, demostração que está se falando de outro [doce] por que a sobremesa de colher mais famosa do mundo é uma e apenas uma, a de Ada do Le Becchierie. Os outros, de Friuli-Veneza Giulia, Milão, Sicília, França e Alemanha podem ser bons, mas são outra coisa”, explicou o italiano.

Fonte: Comidas e Bebidas Uol